No segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2025, o Piauí reafirmou sua presença marcante no evento, consolidando sua estratégia de inserção no mercado europeu. Com um estande próprio e bem posicionado no Pavilhão 4, o qual tem como destaque as áreas ocupadas oficialmente pelo Brasil, o Estado tem atraído visitantes e profissionais do setor interessados em seus destinos turísticos únicos.
Empresários piauienses dos segmentos de hotelaria e turismo receptivo estão no evento participando ativamente de encontros de negócios, promovendo os principais atrativos do Estado, como o Delta do Parnaíba, as praias do litoral piauiense e a Serra da Capivara, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Além disso, o artesanato piauiense também está representado no estande, valorizando a identidade cultural do Estado.
Outro grande destaque tem sido a gastronomia piauiense, representada pelo renomado chef Márcio Ricci, que é brasileiro e há 25 anos atua no mercado português e internacional. No espaço do Piauí, Ricci apresenta releituras sofisticadas de pratos típicos, conquistando o paladar dos visitantes e reforçando a riqueza da culinária piauiense. Ele conta com o apoio da assistente piauiense Lucy Sousa, natural de Teresina, que tem vasta experiência na culinária regional e atua como cozinheira em Portugal desde 2002. Sua expertise garante a fidelidade aos sabores autênticos do Piauí, agregando ainda mais identidade à experiência gastronômica do espaço.
O diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, ressaltou a importância da participação do Estado na BTL, como uma grande oportunidade para os pequenos negócios do setor. “Os pequenos negócios são a base do nosso turismo e impulsionam a economia local. A BTL 2025 oferece a oportunidade de fortalecer conexões, ampliar mercados e consolidar o Piauí como um destino autêntico e competitivo no cenário global”, pontuou
O secretário estadual de Turismo, José Neto Monteiro, celebrou a participação inédita do Piauí com estande próprio e a grande repercussão que o ambiente tem alcançado no evento. “Estar na BTL com um espaço exclusivo é um passo fundamental para promover nossos destinos de forma estruturada. A receptividade tem sido extremamente positiva, mostrando que o Piauí tem potencial para crescer no turismo internacional”, comemorou.
Além da presença na BTL, o Piauí segue com uma forte campanha de divulgação em Portugal, tanto no digital quanto em espaços estratégicos de Lisboa, como o Aeroporto, o Cais do Sodré e áreas próximas ao evento, ampliando a visibilidade do Estado entre o público europeu.
PRESIDENTE DA EMBRATUR E EMBAIXADOR VISITAM ESTANDE DO PIAUÍ
O estande do Piauí recebeu a visita do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que destacou a relevância da Serra da Capivara na promoção do Brasil no exterior. “Estamos dialogando com o governo do Piauí e parceiros, como o Sebrae, para inaugurar uma galeria Visit Brasil em Paris, começando justamente com a Serra da Capivara. A Embratur está comprometida em valorizar o Brasil no mundo, e o Piauí tem um patrimônio inestimável para essa promoção”, destacou.
Também presente na BTL, o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, visitou o espaço piauiense e ressaltou a importância da participação do Estado na feira, destacando que o Brasil sempre tem grande visibilidade no evento devido à qualidade dos seus atrativos e ao nível de profissionalização do trade turístico nacional.
PIAUÍ NA GALERIA VISIT BRASIL EM PARIS
A equipe do Sebrae no Piauí, liderada pelo diretor técnico Delano Rocha, participou nesta quinta-feira (13) de uma reunião estratégica com a diretora de eventos internacionais da Embratur, Simone Scorsato. No encontro, foram abordados os detalhes da Galeria Visit Brasil, um novo conceito de promoção do país no exterior, destacando suas riquezas culturais e naturais, sem o formato tradicional de feiras e estandes.
A iniciativa, que estreou em Nova Iorque em 2023, terá uma edição em Paris entre os dias 26 e 30 de abril, aproveitando a visibilidade do Ano do Brasil na França e Ano da França no Brasil. A proposta é criar uma experiência imersiva e sensorial para o público europeu, reunindo exposições, tecnologia interativa e conteúdos audiovisuais.
A edição parisiense contará com quatro salas temáticas, destacando a diversidade brasileira:
1. Brasil Cultural – Do Rupestre ao Colonial
2. Brasil Natural – Florestas e Savanas
3. Brasil Natural – Mares e Cachoeiras
4. Brasil Paisagem – Do Natural ao Concreto
A Serra da Capivara, um dos maiores patrimônios arqueológicos do Brasil, terá destaque especial na Sala Brasil Cultural, reforçando seu valor histórico e turístico. Além disso, a exposição contará com tecnologias imersivas, como realidade virtual, permitindo aos visitantes uma experiência sensorial do parque e outras paisagens brasileiras.
Entre os desafios discutidos na reunião, estão a logística para transporte de peças artesanais e a viabilização das experiências interativas planejadas. O Sebrae no Piauí e demais parceiros seguem trabalhando para garantir que a presença do Estado na Galeria Visit Brasil seja impactante e traga visibilidade internacional para os destinos piauienses.
A BTL 2025
A BTL 2025 acontece até domingo, 16 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), reunindo 1.500 expositores de 85 destinos internacionais. O evento é uma das maiores vitrines para o setor de turismo na Europa, proporcionando um ambiente estratégico para networking, promoção de destinos e fechamento de negócios.
A participação do Piauí na BTL 2025 é uma ação conjunta do Sebrae no Piauí, Governo do Estado – por meio da Secretaria de Turismo e da Investe Piauí; e da VBRATA, reforçando o compromisso desses atores com o desenvolvimento e a internacionalização do turismo piauiense.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi