O Sebrae no Piauí realizou na manhã de hoje (12), a solenidade de divulgação do resultado da etapa estadual da 10ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação tem como foco valorizar os profissionais de imprensa, que colocam os pequenos negócios em pauta, amplificando a voz e o trabalho dos empreendedores e empresários de todo o país.
No Piauí, foram inscritos 42 trabalhos nesta edição da premiação, um incremento de 300% em relação a 2022. Outro destaque deste ano, foi a concorrência em todas as categorias: Texto, Vídeo, Fotojornalismo e Áudio. Na edição do ano passado foram inscritos trabalhos apenas nas categorias Texto e Áudio. Dos 42 trabalhos inscritos, 33 foram para a fase final de julgamento, sendo dois de Áudio, dois de Fotojornalismo, 15 de Texto e 14 de Vídeo.
“É com muita alegria que recebemos os profissionais da imprensa no Sebrae para um evento tão especial. A etapa estadual é apenas uma fase do prêmio, que tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos veiculados na imprensa, que tratem de temas relacionados aos pequenos negócios. Ficamos muito felizes com a participação de cada um dos profissionais nessa premiação. Independente do resultado, todos os trabalhos e seus representantes são merecedores do nosso reconhecimento por tão bem amplificarem a voz dos pequenos negócios, dando ainda destaque especial ao trabalho realizado pelo Sebrae em prol desses empreendimentos”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Julio Cesar Filho.
Para o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, o momento foi de agradecimento aos profissionais da imprensa, que tanto contribuem com a disseminação de pautas positivas que favorecem os pequenos negócios. Tivemos muito inscritos, o que traduz a conexão do Sebrae com a imprensa e a conexão dos profissionais com o empreendedorismo e com os pequenos negócios, que são tão relevantes para a economia do nosso Estado”, pontuou.
A comissão julgadora da fase estadual foi composta pela analista do Sebrae no Piauí, Antônia Pessoa; pelo consultor de Marketing e professor de Comunicação, Stenyo Guimarães; e pelo professor de Comunicação da Universidade Federal do Piauí, Paulo Fernando de Carvalho Lopes.
OS VENCEDORES
Os representantes dos trabalhos vencedores de cada categoria – Texto, Áudio, Vídeo e Foto, receberam certificados, troféu e um Iphone 14. Os demais finalistas e os membros da comissão julgadora receberam somente certificados.
Na categoria Texto, o vencedor foi o trabalho “Empreendedorismo Artesanal no Piauí: Transformando Habilidades em Negócios Lucrativos”, veiculado no Portal O Dia, tendo como representante Emelly Alves. O segundo lugar ficou com o jornalista Robert Pedrosa, responsável pelo trabalho “Ambiente de Negócios no Piauí Avança com Leis e Políticas Públicas Criadas nos Últimos nos Anos”, veiculado no Portal Piauí Negócios. O terceiro colocado foi o trabalho “Nas Cores do Arco-Íris”, veiculado no Portal Clube News, tendo como representante Emanuel Pereira.
“Estou muito feliz com essa conquista. Em meio a tantos trabalhos incríveis, não imaginava que o meu ganharia o primeiro lugar. Mas é realmente uma honra poder representar o Portal O Dia na premiação do Sebrae e também poder ser uma das representantes do Estado na etapa regional. Não poderia estar mais contente com o dia de hoje. Quero agradecer ao Sebrae pelo espaço e pela valorização dos jornalistas”, declarou a representante do trabalho vencedor da categoria Texto, Emelly Alves.
Na categoria Vídeo, os três primeiros colocados foram trabalhos veiculados na TV Clube. O vencedor foi o trabalho “36% dos Empreendedores do Piauí são Mulheres de Negócios”, representado por Maria Julia Queiroz. O segundo lugar ficou com Lucas Pessoa, responsável pelo trabalho “Soluções Digitais no Dia a Dia”. O terceiro colocado foi o trabalho “ONG Amare”, representado por Idria Portela.
“O prêmio Sebrae traz a oportunidade de mostrarmos o crescimento empresarial do Estado. É uma iniciativa que nos deixa orgulhosos enquanto jornalistas, pois é um reconhecimento que coloca em evidência temas importantes para o Piauí como é o caso do meu trabalho”, destacou Maria Julia Queiroz, representante do trabalho vencedor na categoria Vídeo.
O trabalho vencedor na categoria Áudio foi a Série “Empreendedorismo sem Limites: Nordestinos Transformam Propósitos em Negócios Acessíveis e Inovadores”, veiculado no Podcast Ecoar, tendo como representante Marta Thaís Alencar Cosme. O segundo lugar ficou com o trabalho “Empoderamento Também Passa pelo Trabalho e a Geração de Renda”, representado por Renato Bezerra e veiculado na Rádio Pioneira.
“Estou muito feliz com esse reconhecimento do Sebrae. Foi trabalho de equipe, no qual todos se empenharam, durante quatro meses, em produzir e entrevistar empreendedores com deficiência que fazem a diferença no Piauí e no Nordeste. Agradeço ao Sebrae por esse prêmio, que espero que seja o primeiro de muitos”, pontuou Marta Thaís Alencar Cosme, representante do trabalho vencedor de Áudio.
Na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi o trabalho “O Dono da Praia”, veiculado no Portal O Estado do Piauí, tendo como representante Régis Falcão. Em segundo lugar, ficou o trabalho “Mulheres do Quilombo Mimbó, no Piauí, Buscam Geração de Renda no Artesanato, representado por Raíssa Morais e veiculado no Jornal Meio Norte.
“Fotografar pessoas é uma das marcas do meu trabalho. No Projeto Corisco conheci alguns personagens teresinenses muito interessantes, entre eles o Zezinho, o dono da praia, empreendedor que é uma figura conhecida na capital. Ganhar esse prêmio foi uma boa surpresa e agradeço ao Sebrae pelo reconhecimento”, ressaltou o vencedor da categoria Fotojornalismo, Régis Falcão.
Os trabalhos vencedores da etapa estadual seguem para a etapa regional da premiação, em que serão escolhidos os finalistas para a fase nacional. Em nível nacional, além das premiações nas categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Foto, serão concedidas duas premiações especiais: Empreendedorismo Social, para o melhor conteúdo sobre esse tema; e Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que contemplará o melhor trabalho entre os vencedores das categorias principais de todos os Estados.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/