ASN PI
Compartilhe

Showcase Piauí em Portugal levará as potencialidades e riquezas piauienses para terras portuguesas

Evento acontece em novembro, em Lisboa
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

Envolvendo turismo, cultura e negócios, acontece nos dias 22 e 23 de novembro o Showcase Piauí em Portugal, sendo uma realização do Sebrae no Piauí com correalização do Governo do Estado e Investe Piauí, apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e promoção da Visit Brazil Travel Association (VBRATA). O objetivo da ação é fomentar o intercâmbio comercial e cultural entre o Piauí e Portugal, focando a realização de negócios e o desenvolvimento econômico e turístico do Piauí.

A programação do Showcase, que será sediado em Lisboa, contará com missões empresariais, seminário de turismo e de potencialidades do Piauí, rodadas de negócios e apresentações da culinária e cultura do Estado.

“Levaremos para Portugal o destino Piauí, não só no que se refere a atrativos turísticos, mas também às potencialidades do agronegócio, como mel, castanha e alimentos, e do artesanato em cerâmica e opalas. Queremos voltar o olhar de Portugal, que é um dos maiores emissores de turistas e tem grandes investidores, para as riquezas do nosso Estado. Com essa ação, esperamos gerar negócios, contribuindo para o avanço dos pequenos negócios e para o desenvolvimento econômico e social do Piauí”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Julio César Filho.

SEMINÁRIOS DE TURISMO, NEGÓCIOS E POTENCIALIDADES

No Seminário de Turismo e Negócios, que acontece no dia 22 de novembro, o Sebrae no Piauí apresentará as potencialidades do Piauí relacionadas ao turismo no litoral piauiense e na região da Serra da Capivara. Na ocasião, 16 empresas do trade do Piauí participarão de rodadas de negócios com o trade europeu. Os representantes dessas empresas participarão de capacitação promovida pela Embratur para que possam estar preparados para vender o destino Piauí. Ao final do seminário, os participantes terão a oportunidade de apreciar a rica culinária piauiense, com receitas da chef piauiense, que reside em Portugal, Daniela Lima Verde Castello Branco.

No que se refere ao litoral piauiense, o destino será apresentado como uma excelente opção de sol, mar, praia, rios e aventura, que conta ainda conta com um rico artesanato, culinária diversificada e o único Delta em mar aberto das Américas, o do Parnaíba.

Na apresentação sobre a Serra da Capivara, a ideia é mostrar o Parque Nacional Serra da Capivara, considerado o maior complexo de sítios arqueológicos das Américas, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Iremos apresentar opções aderentes às motivações de viagem portuguesas que, em sua maioria, estão ligadas a sol, praia, cultura, natureza, ecoturismo e aventura. E isso tudo o Piauí tem de sobra para oferecer. Mostraremos o nosso Estado de uma maneira diferente e bastante atraente, gerando conhecimento prévio sobre o destino, por meio de vídeos, imagens e vivências que possam colocar o Piauí entre as opções de viagem dos europeus”, declara o diretor Júlio César Filho.

Já no Seminário de Potencialidades, o Investe Piauí Day que acontecerá no dia 23 de novembro, serão apresentadas as possibilidades de investimento no Piauí nas áreas de energias limpas e renováveis, agricultura, pecuária e turismo.

MISSÕES EMPRESARIAIS

O evento envolve ainda a realização de missões empresariais. Participarão das missões empresariais cerca de 26 empresas do Piauí, entre representantes do trade turístico (agências de receptivo, operadoras de turismo, hotéis, museus, consultorias de eventos e turismo) e de potencialidades (mel, caju, alimentos, opala e artesanato em cerâmica).

Em Portugal, os representantes do trade turístico do litoral piauiense, de Teresina e da Serra da Capivara farão estudos de caso no Hotel Vila Galé de Cascais e na Adega Regional de Colares; e visita técnica ao Solar dos Presuntos, ao Clube de Fado e à Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. O grupo participará ainda de encontro de negócios com o trade europeu.

“Será um momento de benchmarking e geração de negócios. Queremos não só divulgar o que o Piauí tem de melhor, mas também aproximar as empresas piauienses do mercado europeu, criando conexões para gerar resultados. Com isso, esperamos atrair turistas interessados em conhecer sol, praia, natureza e a riquíssima cultura piauiense”, destaca Júlio César Filho.

Na missão empresarial de potencialidades o foco é fomentar exportações. Empresas dos segmentos da apicultura, cajucultura, alimentos, joias em opala e artesanato em cerâmica participarão de workshop sobre o mercado europeu, encontros de negócios com possíveis compradores e visitas de benchmarking para conhecer de perto as vitrines portuguesas e no caso, da apicultura, cajucultura e alimentos, ter acesso a boas práticas de gestão de agroindústrias e cooperativas daquele continente.

COOKING SHOW

No dia 23 de novembro, a programação do Showcase Piauí em Portugal contará ainda com um Cooking Show com receitas da chef piauiense, que reside em Portugal, Daniela Lima Verde Castello Branco.

O evento, que acontecerá no Time Out Market de Lisboa, será conduzido pelo chef executivo da Academia Time Out, Miguel Mesquita, contando com a participação de jornalistas, influencers, agentes e operadores de turismo, além de visitantes do espaço.

A ideia é apresentar receitas típicas do Piauí, gerando uma motivação a mais para atrair turistas para o Estado.

PRESS TRIP E CAMPANHA DE MARKETING DIGITAL

Além das atividades que acontecerão durante o Showcase Piauí em Portugal, serão realizados ainda Press Trip, com cinco representantes da imprensa portuguesa, e campanha de marketing digital para divulgar a iniciativa na Europa.

No Press Trip, no período de 07 a 12 de novembro, os participantes visitarão dois extremos e destinos do Piauí: o litoral (sol, praia, natureza e aventura) e a região da Serra da Capivara (história, cultura e ecoturismo).

No litoral do Piauí, farão passeio ao Delta do Parnaíba com observação da Revoada dos Guarás e city tour em Parnaíba, passando pelo centro histórico, Porto das Barcas e Museu do Mar. O grupo vivenciará ainda a prática do kitesurf, em Barra Grande, e de esportes de aventura, com passeio em veículos off-road pelos Lençóis Piauienses, em Luís Correia. O passeio inclui ainda passagens por unidades produtivas de trançados em palha e de renda.

Na região da Serra da Capivara, os jornalistas conhecerão o Parque Nacional da Serra da Capivara, com visita noturna ao Boqueirão da Pedra Furada; o Museu da Natureza e o Museu do Homem Americano. Durante o passeio, visitarão ainda a Cerâmica Serra da Capivara, unidade de produção artesanal, que além de toda a beleza e funcionalidade das peças, tem um enorme valor social, gerando emprego e renda na região e contribuindo para proteger o patrimônio cultural e ecológico do parque.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/