ASN PI
Compartilhe

Made In Piauí reuniu investidores em Portugal para conhecer o potencial do Estado

Investe Piauí realizou encontro de negócios, em Lisboa, no âmbito do Show Case Piauí em Portugal
Por Graça Batista
ASN PI
Compartilhe

O Encontro de Negócios Made In Piauí, realizado ontem (23), em Lisboa, capital portuguesa, marcou a programação do Showcase Piauí em Portugal, sendo uma ação no âmbito do Investe Piauí Day, uma realização da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí S/A (Investe Piauí).

O evento contou com a participação de empresários de diversos segmentos econômicos, autoridades, além da imprensa especializada daquele País.

Na oportunidade, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou o Estado como um mapa de potencialidades para os mais diversos investimentos, tanto no que se refere ao agro e ao turismo, como à inovação e às energias renováveis.

O diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho; o Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva; e o governador do Piauí, Rafael Fonteles

“O agronegócio, incluindo a agricultura familiar, é um grande pilar da nossa economia. Em 2022, o Piauí produziu 5,9 milhões de grãos. Além disso, por seis anos, o Estado mantém o crescimento no setor. Nossa unidade federativa é a segunda maior produtora de grãos do Nordeste, com previsão, em 2023, que a safra chegue a 6,7 milhões”, falou o governador.

Rafael Fonteles enfatizou ainda para os portugueses que o Piauí tem vantagens para a produção de hidrogênio verde. “Temos abundância hídrica, além de imensos parques de energia eólica e solar, que são destaque na América Latina, bem como incentivos governamentais. O governo está aqui para dizer que nós estamos juntos com os empresários”, completou.

O hidrogênio verde é obtido a partir de fontes renováveis, cujo processo de produção é livre de emissão de carbono, resultando em uma energia limpa, diferente do carvão e do petróleo. Segundo o governador, o Piauí hoje se consolida como um HUB estratégico para o hidrogênio verde.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Saraiva de Almeida, fez questão de enfatizar que as parcerias foram fundamentais para a realização do Made In Piauí, bem como o apoio da Embaixada Brasileira em Portugal, na oportunidade representada pelo embaixador Raimundo Carreiro Silva.

O embaixador, ao se pronunciar, disse que a segurança jurídica é o principal valor para quem quiser investir no Brasil. “O Piauí tem conseguido atrair diversos investimentos, visando reduzir as desigualdades regionais”, falou Raimundo Carreiro Silva.

SOBRE O ENCONTRO

O encontro de negócios, realizado no SUD Lisboa, um dos endereços mais conhecidos da capital portuguesa, foi focado na troca de informações entre empresários piauienses e possíveis compradores (trading companies, importadoras, distribuidores, varejistas, atacadistas, entre outros) lusitanos.

Os portugueses tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as potencialidades do Piauí e realizar networking com os potenciais fornecedores piauienses, os quais apresentaram os seus respectivos materiais promocionais, bem como amostras de produtos que estão aptos a fornecer para aquele mercado, a exemplo de mel, castanha de caju, frutas desidratadas, doces de frutas, cachaça, cerâmica de alta temperatura, joias e gemas de opala, cera de carnaúba para polimento, além de tapetes e peças de fibras de algodão.

O Showcase Piauí em Portugal também oportunizou que empresários do setor de turismo realizassem negócios com o trade lusitano, já que durante o evento também aconteceu um seminário sobre os atrativos turísticos do Estado.

SHOWCASE PIAUÍ EM PORTUGAL

“Para que tudo isso fosse viabilizado, capacitamos e preparamos os empresários para fazerem negócios neste amplo e receptivo mercado, que é Portugal”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho.

Segundo o diretor, Portugal acena como País que é a porta de entrada para um mercado de 500 milhões de pessoas na Europa. “O País tem uma localização privilegiada para acessar mercados relevantes, além de se tratar de uma potência mundial em empreendedorismo e inovação”, destacou Júlio Cesar Filho.

Os eventos em Portugal, que contemplam a promoção e valorização dos produtos piauienses, fazem parte de um projeto que inclui, ainda, uma campanha publicitária, por meio de canais digitais, acerca de atrativos que envolvem sol, praia, cultura e ecoturismo, bem como a disseminação dos produtos da pauta de exportação piauiense.

O Showcase é uma ação do Sebrae no Piauí em parceria com o Governo do Estado e Investe Piauí, com apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O projeto conta com promoção da Visit Brazil Travel Association (Vbrata).

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/