ASN PI Atualização
Compartilhe

Famtour no litoral do Piauí e na região da Serra da Capivara é concluído com sucesso

Operadores portugueses destacam potencial desses destinos
Por Graça Batista
ASN PI Atualização
Compartilhe

Após quase uma semana de imersão no Litoral Piauiense, foi concluído com sucesso nesta sexta-feira (21) o Famtour 2025, uma ação promovida pelo Sebrae no Piauí em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e a Investe Piauí; e Vbrata. Os operadores portugueses chegaram ao Brasil no domingo (16) e, ao longo dos últimos dias, percorreram alguns dos principais atrativos do Estado, como a Lagoa do Portinho, Delta do Parnaíba, Barra Grande e Lençóis Piauienses, vivenciando experiências únicas que combinam natureza, cultura e gastronomia.

Para Marta Cruz, da Lusanova, o Famtour reforçou a diversidade do turismo no Brasil e destacou o potencial do Piauí no mercado europeu. “Foram dias incríveis e que desmistificaram a ideia de que o Brasil se resume a sol e praia. Há muito mais a se fazer, e os Lençóis Piauienses são um exemplo disso. O cenário é indescritível”, comentou.

Já Ricardo Rodrigues Baptista, da Total Fun, destacou que a experiência revelou um destino ainda pouco conhecido em Portugal, mas com um grande diferencial. “Foi uma comunhão com a natureza. Uma aventura que reúne cultura, hospitalidade e paisagens incríveis. O Piauí é um segredo bem guardado, que precisa ser apresentado ao público europeu”, afirmou.

Adriano Portugal, do Mercado das Viagens, ressaltou a diversidade do destino e a riqueza da experiência sensorial proporcionada pelo Famtour. “O Piauí é um encanto. Tem gastronomia, enologia e, claro, uma natureza envolvente. Essa região desperta os cinco sentidos e oferece experiências variadas que vão além do esperado. Só posso dar nota máxima”, disse.

O empresário Alessandro Schwonka, proprietário da Quadri&Aventuras, acompanhou a visita técnica nos Lençóis Piauienses e celebrou a oportunidade de apresentar o potencial turístico do litoral. “O Piauí é um destino pronto, completo, só precisamos mostrar isso ao mundo. Ver esses operadores se encantando com o que temos aqui reforça a certeza de que estamos no caminho certo para consolidar o Estado no turismo internacional”, destacou.

Enquanto um grupo explorava o litoral, outro esteve na Serra da Capivara, um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Os operadores Pedro Cardoso, da Travel Feeling, e Pedro Ferreira, da Solférias, vivenciaram experiências ligadas à história e à cultura pré-histórica do Piauí, visitando parques nacionais e conhecendo a infraestrutura turística da região.

“Vivemos uma imersão num mundo de diferentes experiências. Foi fantástico ter visitado o Piauí e toda a sua magia. Vamos agora tentar transmitir tudo o que vimos com os nossos clientes”, pontuou Pedro Ferreira, da Solférias.

“Piauí e suas inúmeras riquezas só mesmo vivenciando para perceber o enorme potencial que tem. Tudo foi fantástico. Ainda bem que fomos para a Serra de Capivara. Foi uma experiência inacreditável. Momentos únicos impossíveis de esquecer”, declarou Pedro Cardoso, da Travel Feeling.

O diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, ressaltou que a conclusão bem-sucedida do Famtour marca o início de um novo momento para o turismo piauiense. “A visita técnica foi fundamental para fortalecer a conexão do Piauí com o mercado europeu. Agora, o trabalho continua na BTL Lisboa 2025 e no Showcase Piauí Portugal 2025, onde apresentaremos o Estado para um público ainda maior. Estamos confiantes de que essa experiência abrirá novas oportunidades de negócios e consolidará o Piauí como um destino competitivo e diferenciado no turismo internacional”, afirmou.

O PIAUÍ NA BTL

De 12 a 16 de março, o Piauí estará presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, BTL 2025, com um estande exclusivo, viabilizando pelo Sebrae, Governo do Estado e VBrata. No local, serão apresentados os atrativos turísticos do Estado, com destaque para a Serra da Capivara e os destinos que compõem a Rota das Emoções.

Ainda como parte das diversas ações estratégicas para a promoção do Piauí em Portugal, será realizado no dia 11 de março, o Showcase Piauí Portugal 2025. Esse evento, que acontecerá em Lisboa, terá apresentação oficial do “Destino Piauí” para agentes de viagens, operadoras de turismo, companhias aéreas e formadores de opinião, seguida de momento reservado para networking de negócios e degustação da gastronomia típica do Estado.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/