ASN PI
Compartilhe

Coleções de artesanato do Piauí prometem ganhar o mundo

Peças criadas, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, favorecem a geração de emprego e renda nos municípios
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

A cultura e a identidade local a serviço do desenvolvimento sustentável. Essa é a premissa da ação Cidade Empreendedora + Artesanato – Coleções Especiais, executada pelo Sebrae nos munícipios de Água Branca, Barras, Batalha, Luzilândia e Oeiras.

A ação beneficiou mais de 50 artesãos, que receberam consultorias para a criação de novas coleções de produtos, valorizando não só a expressão artística, mas também as técnicas, materiais, símbolos e tradições que representam as diferentes regiões.

“Por meio do Programa Cidade Empreendedora trabalhamos as potencialidades dos territórios, buscando vantagens competitivas para fortalecer a economia e promover o desenvolvimento sustentável. Em Água Branca, Barras, Batalha, Luzilândia e Oeiras identificamos uma forte vocação para o artesanato, o que motivou essa ação, que já vem dando seus primeiros resultados”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

De acordo com a analista da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Karine Arêa Leão, o Sebrae, em parceria com as prefeituras, mobilizou os artesãos, desenvolveu protótipos de produtos, criou a identidade das coleções e acompanhou a produção. “Foram criadas peças com características únicas, que refletem a diversidade e a criatividade das comunidades”, destaca Karine.

O próximo passo do processo é o incentivo à participação dos artesãos em eventos em outros municípios e Estados para acesso a novos mercados, favorecendo cada vez mais a geração de renda nos municípios.

AS COLEÇÕES

Todas as coleções foram lançadas em setembro e serão apresentadas na Feira do Empreendedor, maior evento de empreendedorismo do Piauí, que acontece este mês no Centro de Convenções de Teresina, reunindo oportunidades de negócios, capacitação, inovação, tecnologia, sustentabilidade e uma gama de serviços para quem quer empreender e para quem já tem uma empresa ou negócio no mercado.

 Artesanato Água Branca

De Água Branca, conhecida como a cidade do milho, a coleção desenvolvida conta com roupas e acessórios, em bordado e crochê, tendo como elemento principal a cultura do cereal, que é tão forte na cidade.

Em Barras, foram criadas almofadas em crochê com flores coloridas e imagens religiosas, além de ecobags com paisagens da cidade, pintadas à mão.

A coleção criada em Batalha, considerada a cidade do bode, com acessórios de moda trançados na palha do milho, com cores e texturas do couro de bode, cadeia produtiva de destaque na região.

Artesanato Luzilândia

Luzilândia, a cidade luz, apresenta roupas e acessórios em crochê com referências à luz e ao Rio Parnaíba, que banha a cidade.

Artesanato Oeiras

Os símbolos religiosos, em especial o Divino Espírito Santo, além da Igreja Matriz dão o tom da coleção desenvolvida em Oeiras, considerada a capital da fé do Piauí. Entre as peças estão bordados e itens pintados à mão.

PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora é uma ação estratégica do Sebrae que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico dos municípios, com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial.

Por meio desse programa – executado pela Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí – são atendidos quase 40 municípios piauienses, com ações que vão desde cursos, consultorias e palestras até eventos e feiras.

Os eixos trabalhados no programa são: Inclusão Produtiva, Gestão Pública, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, e Inovação e Sustentabilidade.

Para saber mais sobre esta iniciativa do Sebrae no Piauí, as pessoas interessadas devem procurar a Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial da instituição, localizada em Teresina, na Av. Campos Sales, 1046 – Centro; ou as Unidades Regionais do Sebrae em Floriano, Parnaíba, Picos e Bom Jesus.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/