Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN PI 04/08/22 às 17:50
Compartilhe

Sebrae promove encontro entre empresários e agentes de inovação

Por Misael Martins
ASN PI 04/08/22 às 17:50
Compartilhe

Hoje (04) e amanhã (05), o Sebrae realiza, em Teresina, o Encontro dos Agentes Locais de Inovação (ALI). O evento, que reúne empresários e agentes de inovação, conta com oficinas, palestras e depoimentos dos empreendedores atendidos pela instituição por meio do programa Brasil Mais – ALI.

“Estamos encerrando mais um ciclo do programa ALI com a certeza de que o Sebrae contribuiu para que os pequenos negócios atendidos inovassem e obtivessem resultados positivos. A instituição está disponível para colaborar com o avanço das empresas. Ressalto que cada vez mais, o Sebrae direciona recursos para cumprir essa missão e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado e do país”, afirma o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.

Por meio desse programa, microempresas ou empresas de pequeno porte recebem atendimento gratuito e personalizado de especialistas para inovar e melhorar a gestão da empresa. O atendimento é feito por um Agente Local de Inovação que é um profissional bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), capacitado pelo Sebrae para desenvolver esse trabalho.

Durante o evento, os empresários tiveram a oportunidade de relatar suas experiências em relação ao programa Brasil Mais – ALI.

Para a sócia da empresa Controle Contabilidade, Mirtes Moura Fé, o programa ALI foi fundamental para identificar pontos de melhoria no negócio. “Por meio do programa, conseguimos padronizar nossos processos operacionais internos e aumentar a produtividade. Também elaboramos planos de ação para cada setor da empresa, com o objetivo de dar mais efetividade ao serviço que prestamos. Após as ações do Sebrae, adquirimos sistemas que facilitaram as rotinas”, assinala a empreendedora. Um dos próximos passos é implementar um aplicativo próprio da Controle Contabilidade.

A empresária Lara Emanueli, do Centro Educacional Instituto Otto, também contou como o programa do Sebrae impactou sua empresa. “Nosso instituto teve uma evolução enorme. A metodologia do ALI proporciona um desenvolvimento global e amadurecimento para o empreendimento. As soluções são adequadas para cada negócio e isso faz a diferença. Sou muito grata em ter participado do programa. Adquiri muito conhecimento u para fazer mudanças necessárias na empresa”, relatou Lara.

A consultora sênior do programa ALI, Fátima Aquino, ressaltou o empenho do Sebrae em fomentar a inovação nas micro e pequenas empresas. “O Sebrae está muito atento às mudanças e cenários do mercado. Além disso, temos a capacidade de atender os mais variados segmentos de forma customizada e adequada a cada realidade. A cada ciclo do programa, atualizamos nossas metodologias e levamos o melhor conteúdo, orientação e capacitação para as empresas”, frisou a consultora.

Como parte da programação do encontro também acontecem capacitações voltadas para os Agentes de Inovação sobre carreira e marketing pessoal.

NOVO CICLO DO PROGRAMA BRASIL MAIS – ALI

As inscrições para o próximo ciclo do programa estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no portal https://brasilmais.economia.gov.br/ . As atividades iniciam em setembro, com duração de cerca de cinco meses.

A ideia é desenvolver nos responsáveis pelas empresas habilidades de percepção, pensamento crítico, capacidade de ordenamento e de planejamento de curto e longo prazo, liderança, controle, capacidade de decisão, reorganização produtiva, adoção da cultura de melhoria contínua e identificação de oportunidades de investimento.

“Esse programa foca no desenvolvimento das capacidades gerenciais, tendo como referência as melhores práticas mundiais quando se trata de inovação. Ficamos muito felizes quando ouvimos depoimentos tão fascinantes dos empresários atendidos. Queremos disseminar essa ação para mais empreendedores”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Lucia Loiola.

O programa é uma ação conjunta do Sebrae, Ministério da Economia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas