ASN PI Atualização
Compartilhe

Projetos inovadores do Piauí são aprovados no programa Catalisa ICT

Mestres e doutores receberão bolsas de estímulo à inovação, totalizando recursos da ordem de R$ 1,3 milhão
Por Misael Martins
ASN PI Atualização
Compartilhe

O Catalisa ICT é um programa do Sebrae que visa transformar pesquisas de mestrado e doutorado em negócios inovadores. No Piauí, 12 projetos inovadores foram selecionados no ciclo 2 – etapa 2 do edital e receberão bolsas de estímulo à inovação, totalizando recursos da ordem de R$ 1,3 milhão.

Foram selecionados os projetos: OP-Uterus; MedPrintAI: IA e Impressão 3D, Saúde Personalizada; LeishVision: IA para Diagnóstico‬‭ de Leishmaniose; Inovação em Saúde Bucal com Nanotecnologia; ESFEN1: Antichamas Nanoestruturado e Sustentável; miRNA 155 T.CA Breast; Solextrusor Agro; Ovision: ovinocultura eficiente e inteligente; Cim-Babaçu; Solum Cloud Soluções Tecnológicas Inova Simples; Green Foam; e EcoShield – Protetor Solar para Plantas.

O foco do programa são as deeptechs, ou seja, startups de base tecnológica que emergem da sinergia entre ciência, tecnologia e inovação, com grande potencial de impacto socioambiental, maior complexidade e necessidade de investimentos robustos.

“O programa Catalisa ICT gera impactos significativos no ecossistema de inovação ao fomentar a criação de empresas de base tecnológica lideradas por pesquisadores mestres, doutores e pós-graduandos, estimulando o empreendedorismo científico. Além disso, promove a transferência de tecnologia da academia para o mercado, possibilitando que descobertas e pesquisas se transformem em soluções aplicáveis à sociedade e levem mais competitividade para o mercado local”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Andreia Cavalcante.

Outro ponto relevante é a inserção de recursos humanos altamente qualificados em pequenos negócios, elevando sua capacidade de inovação e competitividade.

Para Vinicius Machado, professor Doutor do Departamento de Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Catalisa ICT representa uma oportunidade estratégica fundamental para o avanço do projeto “MedPrintAI: IA e Impressão 3D, Saúde Pesonalizada.

“Com o Catalisa ICT recebemos o suporte necessário para transformar nossa pesquisa em uma solução inovadora de impacto real no sistema de saúde. Por meio de capacitações, mentorias e fomento, o programa possibilita validar nossa tecnologia de integração entre inteligência artificial e impressão 3D, assegurando sua viabilidade técnica, econômica e social. Além disso, o Catalisa ICT fortalece a conexão com ambientes de inovação e potenciais parceiros, ampliando as condições para que a proposta evolua de um protótipo acadêmico para uma startup sustentável e escalável”, comentou.

Para execução do Catalisa ICT, o Sebrae conta com a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP); da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec); da Empresa Brasileira de pesquisa e inovação industrial (Embrapii), entre outros parceiros.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi