ASN PI
Compartilhe

Inovação e sustentabilidade: Sebrae apoia produtores de Teresina na implantação de Sistema Agroflorestal

Programa ALI Rural apresenta técnica de plantio utilizada em Pedro II para produtores da Associação Aveverde
Por Misael Martins
ASN PI
Compartilhe

Empreendedores do campo, que buscam inovação e desenvolvimento sustentável, contam com o programa Agentes Locais de Inovação – ALI Rural, executado pelo Sebrae. A instituição realizará uma série de atividades junto a associação Aveverde, localizada na zona rural de Teresina, visando a implementação de um Sistema Agroflorestal (SAF).

O SAF tem uma abordagem multidisciplinar de uso da terra, combinando fatores ecológicos, sociais e econômicos. A técnica alia o plantio de árvores com espécies agrícolas e/ou animais. O objetivo é maximizar as interações positivas entre as plantas no sistema, aumentando assim a produtividade e a conservação dos recursos naturais.

De acordo com o analista do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda, primeiramente, será realizado um curso focado nos fundamentos básicos do SAF. Em seguida, os produtores aplicarão o aprendizado na prática, com o plantio no campo agrícola da associação.

“Os produtores receberão consultorias com especialistas em horticultura. Este acompanhamento será crucial para o sucesso da produção, abordando a condução correta dos cultivos, como técnicas de podas, controle orgânico de pragas e doenças, e a otimização de adubações orgânicas”, comentou o analista.

O Sebrae também apoiará os produtores na elaboração de planilhas de acompanhamento gerencial. “Estamos reforçando o compromisso do Sebrae em promover a inovação rural e garantir que os pequenos produtores transformem seus empreendimentos em negócios cada vez mais produtivos, sustentáveis e lucrativos”, acrescenta o analista.

A ideia de implementar o SAF na Aveverde surgiu após uma visita técnica ao Quintal do Seu Milú, propriedade rural localizada no município de Pedro II, que já utiliza o sistema. A visita, organizada no âmbito do ALI Rural, proporcionou aos produtores de Teresina a oportunidade de vivenciar na prática o manejo do sistema.

Visita técnica ao Quintal do Seu Milú, em Pedro II

No Quintal do Seu Milú, os visitantes puderam observar de perto como o arranjo inteligente de espécies, como banana, mandioca, mamão e diversas árvores nativas e frutíferas resulta em alta produtividade e sustentabilidade.

“Conheci o sistema e achei interessante e diferente. Percebi que há uma produção diversificada na propriedade. Temos o plano de criar uma agrofloresta semelhante, mas com os produtos que já trabalhamos e cultivamos, visando a competitividade no mercado. A visita foi esclarecedora e inspiradora. Agradeço ao Sebrae pelo apoio e por ter proporcionado esse momento de conhecimento”, comenta a produtora Maria José Ribeiro.

Mais informações sobre o ALI Rural podem ser obtidas na Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que também funciona como WhatsApp; nas Unidades Regionais do Sebrae em Teresina, Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano; e nas Agências de Atendimento de São Raimundo Nonato e Corrente.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi