ASN PI Atualização
Compartilhe

Sebrae e Prefeitura de Esperantina iniciam trabalho para implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Palestra, realizada esta semana, esclareceu sobre a importância do Selo SIM para os produtores e para a economia local
Por Antônia Pessoa
ASN PI Atualização
Compartilhe

Esta semana, o Sebrae no Piauí realizou a palestra SIM: Selo de Inspeção Municipal em Esperantina, na região norte do Estado. O evento contou com a participação de técnicos da prefeitura e produtores locais e também dos municípios de Joaquim Pires, São João do Arraial, Cocal, Barras e Batalha.

Selo SIM certifica produtos de origem animal

O SIM certifica, através de seu selo, produtos de origem animal, que foram produzidos ou processados dentro de rigorosos padrões higiênico sanitários. Essa certificação garante a qualidade dos produtos, abrindo novos canais de comercialização para carnes de animais, pescados, leite, ovos, mel, cera de abelha e derivados.

“Estamos realizando um trabalho estratégico para implantação do SIM em Esperantina e outros municípios da região norte do Estado. Na palestra, mostramos o caminho que o município deve trilhar para implementação do selo e os benefícios e ganhos dessa implementação”, pontua a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

Esperantina é um dos municípios que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, focado em direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Entre os 10 eixos de atuação do programa estão Desburocratização e Compras Governamentais, cujas ações incluem a implantação do Selo SIM.

“A relação entre Desburocratização e o Selo SIM é que quando os produtores recebem essa certificação eles deixam de ser informais e passam a ser empresários, facilitando aa relações comerciais e melhorando o ambiente de negócios. Como empresa, eles têm a possibilidade de vender para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de inserção nas compras governamentais. Cria-se aí um ciclo virtuoso de circulação de recursos dentro do próprio município, favorecendo a economia local”, explica o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.

Além de Esperantina, o Sebrae vem realizando esse trabalho de implantação do SIM em Joaquim Pires e outros municípios do Estado, focando a segurança alimentar e a abertura de novos mercados para a produção agropecuária familiar.

Maiores informações sobre o Programa Cidade Empreendedora e o Selo SIM podem ser obtidas na Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, localizada na sede da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, 1046 – Centro; ou nas Unidade Regionais do Sebrae em Floriano, Parnaíba, Picos e Bom Jesus.

-

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/