ASN PI Atualização
Compartilhe

Esperantina ganha Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Implantação dessa estrutura, que beneficiará os produtores do município, foi incentivada pelo Sebrae no Piauí
Por Antônia Pessoa
ASN PI Atualização
Compartilhe

Hoje (16), foi inaugurada em Esperantina a Sala do Sala do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que faz parte das ações do Eixo Desburocratização do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae junto às prefeituras. A solenidade de inauguração contou a com as presenças do governador em exercício do Estado do Piauí, Themistocles Filho; da prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio; do gerente em exercício da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Élcio Lima; entre outras autoridades, lideranças empresariais e empreendedores.

O SIM funcionará no Mercado Público de Esperantina, tendo como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios produzidos no município. Esse serviço de inspeção controla a qualidade dos produtos de origem animal como carnes, pescados, ovos, leite, mel e seus derivados.

“Iniciamos esse trabalho estratégico para implantação do SIM em Esperantina, e outros municípios da região norte do Estado, ainda em 2023. Desenvolvemos várias ações mostrando os benefícios da implementação do SIM, serviço que já é realidade também em Joaquim Pires. O Selo SIM certifica que os produtos de origem animal, que chegam até a mesa do consumidor, foram produzidos ou processados dentro de rigorosos padrões higiênico sanitários. Essa certificação garante a qualidade, abrindo novas oportunidades de mercado para os produtores e contribuindo para o avanço da economia do município”, afirma o analista do Sebrae em Parnaíba, Élcio Lima.

A prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, destacou que o Mercado Público de Esperantina é completo e que o SIM veio agregar ainda mais valor a esse espaço. “Temos uma estrutura linda, com muitas opções de produtos e serviços. Agora, com a implantação do SIM nosso mercado se torna ainda mais relevante. O SIM é um marco para o município e era um anseio antigo da administração e dos produtores, que agora poderão se inserir nas compras governamentais. Quando a prefeitura compra do produtor local, o dinheiro circula no município e fortalece a economia. Que Esperantina possa servir de exemplo para toda a região”, pontuou.

Esperantina é um dos municípios que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, focado em direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Entre os 10 eixos de atuação do programa estão Desburocratização e Compras Governamentais, cujas ações incluem a implantação do Selo SIM.

“A relação entre Desburocratização e o Selo SIM é que quando os produtores recebem essa certificação eles deixam de ser informais e passam a ser empresários, facilitando as relações comerciais e melhorando o ambiente de negócios. Como empresa, eles têm a possibilidade de vender para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de inserção nas compras governamentais. Cria-se aí um ciclo virtuoso de circulação de recursos dentro do próprio município, favorecendo a economia local”, explica o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.

Maiores informações sobre o Programa Cidade Empreendedora e o Selo SIM podem ser obtidas na Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, localizada na sede da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, 1046 – Centro; ou nas Unidade Regionais do Sebrae em Floriano, Parnaíba, Picos e Bom Jesus.

-

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/

-