ASN PI Atualização
Compartilhe

Sebrae, Piauí Fomento e Seduc lançam programa Meu Primeiro Negócio

Objetivo é fomentar a implantação de novas empresas por meio do apoio e incentivo a jovens com idade entre 18 e 29 anos que tenham perfil de potenciais empreendedores
Por Graça Batista
ASN PI Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de fomentar a implantação de novas empresas por meio do apoio e incentivo a jovens com idade entre 18 e 29 anos que tenham perfil de potenciais empreendedores e almejem o desenvolvimento de um negócio no estado do Piauí, o Sebrae, a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí – Piauí Fomento, e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançam na manhã desta terça-feira (28) o “Programa Meu Primeiro Negócio”.

O evento vai acontecer no Palácio de Karnak, às 11 horas, com a presença da governadora Regina Sousa, diretores do Sebrae Mário Lacerda, Delano Rocha e Júlio Cesar Filho, entre outras autoridades, além de representantes dos demais parceiros na ação.

A ação consiste numa seleção pública de Modelos de Negócios, sendo que o papel do Sebrae no Piauí é de incentivar a criação e formalização de novos negócios aliando capacitação empresarial, acesso ao crédito e acompanhamento técnico pós-crédito no âmbito do Programa. A iniciativa vai, ainda, estimular o desenvolvimento socioeconômico no âmbito do Estado de modo a promover impactos na formalização de empresas; fomento ao fortalecimento de empresas novas; geração de empregos diretos e indiretos; aumento da oferta de produtos e serviços; aumento da arrecadação tributária, além de inovação.

“O Sebrae não realiza empréstimo, mas a instituição atua para criar, desenvolver e ampliar mecanismos que contribuam para a ampliação do acesso a recursos e serviços financeiros, a promoção da educação, orientação e gestão financeira, contribuindo para a geração de ambientes de negócio mais competitivos”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Podem participar da seleção pública jovens em formação que se encontrem cursando o último período de graduação no ensino superior ou estejam formados a menos de cinco anos e/ou façam parte do último ano de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio; também é necessário que sejam residentes e domiciliados no Estado do Piauí e que não tenham ainda empresa formalizada.

Destaque-se que 15% das vagas são preferenciais para mulheres que se enquadrem nos requisitos da seleção para o programa que abrange quatro fases distintas que envolvem análise da aderência ao Edital e elegibilidade, capacitações, seguida de submissão do modelo da ideia de negócio, formalização, seleção para acesso a crédito e atendimento pós créditos aos contemplados. Na penúltima fase, o participante gera a formalização empresarial que poderá ser um MEI, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, então estará apto a concorrer a um financiamento.

A fonte de recursos é o Fundo Especial de Produção – FEP, instituído pela lei nº 6.032/2010 – decreto nº 14.413/2011. O limite desta linha de crédito é de até R$ 21.000,00, sendo que a taxa de juros nominal: 5% ao ano. Já o prazo para pagamento será de até 60 meses consecutivos, incluso a carência de até 12 meses.

Ao todo serão beneficiados 100 modelos de negócios dos setores da Indústria, Comércio e Serviços para concessão de crédito.

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/