ASN PI Atualização
Compartilhe

Sebrae no Piauí outorga Medalha Mérito Empreendedor João Claudino Fernandes

Solenidade, que aconteceu em Picos, também será realizada em Teresina, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano
Por Antônia Pessoa
ASN PI Atualização
Compartilhe

Nesta quarta-feira (23), o Sebrae no Piauí realizou a solenidade de outorga da Medalha Mérito Empreendedor João Claudino Fernandes para empresários e personalidades da região de Picos, no centro-sul do Estado. No evento, realizado na Unidade Regional do Sebrae em Picos, também foi feito o descerramento da placa de identificação da unidade, que passou a se chamar Edifício Empresário José Lopes da Silva.

Estiveram presentes na solenidade o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, e o diretor administrativo-financeiro da instituição, Júlio César Lima Filho; o prefeito de Picos, Gil Paraibano; entre outras autoridades, homenageados e convidados.

“O Sebrae criou essa Medalha com intuito de demonstrar seu entusiasmo por aqueles que se dedicam a causa dos pequenos negócios. É uma comenda que leva o nome de João Claudino, empresário que merece a admiração do povo do Piauí. Quero felicitar todos os que receberam essa homenagem. A outorga em Picos abre o circuito de solenidades que realizaremos até meados de dezembro. Gostaria também de destacar a homenagem a José Lopes da Silva, que passa a denominar o prédio de Picos, empresário muito conhecido na região. Deixo também registrado que encerro o ciclo de 4 anos a frente do Conselho do Sebrae na certeza do dever cumprido. Espero ter atendido aos anseios de todos, clientes e colaboradores”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

A Medalha Mérito Empreendedor João Claudino Fernandes é a maior honraria concedida pelo Sebrae em âmbito estadual, tendo como objetivo homenagear personalidades e instituições – civis, militares ou eclesiásticas – que tenham se tornado dignas do reconhecimento ou da admiração por atuação em prol da causa do segmento de micro e pequenas empresas piauienses, podendo ser concedida também em caráter póstumo.

“É uma honra muito grande fazer parte desse evento de homenagem aos empresários picoenses. Saibam que esse reconhecimento é muito importante, em especial por se tratar de uma comenda que leva o nome do empresário João Claudino Fernandes, um dos maiores empreendedores do Brasil, que começou com uma pequena mercearia e construiu um império. Acreditem nos seus negócios e saibam que para chegar no topo da escada é necessário subir degrau por degrau. Nunca desanimem, sejam otimistas. Tudo só depende de gestão e da força do trabalho”, pontuou o prefeito de Picos, Gil Paraibano.

Receberam a Medalha na solenidade realizada em Picos a empresária Audilene de Lima Barbosa, proprietária do Supermercado Barbosa, Audii Modas e Picos Pub; o empresário Juscelino Barroso Leal, proprietário do Grupo Barroso, constituído pelas empresas Barroso Móveis e Barroso Madeiras, do ramo da marcenaria e Barroso Comercial, do segmento de construção civil; o empresário Jediel de Carvalho Santos, proprietário da Jedilog Distribuidora e Logística e da 181 Carnes; o CEO do Grupo Wenzel, empresa especializada na exportação de mel de abelha, Tiago Gama Oliveira; e o apicultor e empresário Antônio Leopoldino Dantas Filho (Sitonho), presidente da Casa Apis, maior entreposto apícola do Nordeste.

Sitonho falou em nome de todos os homenageados. “Estou lisonjeado com essa homenagem. É um reconhecimento não só a mim, mas a 18 mil apicultores. E não poderia deixar de destacar a atuação do Sebrae junto ao segmento apícola. Essa instituição está ao nosso lado desde o embrião da Casa Apis, tendo sido responsável por unir os apicultores e atrair parceiros para alavancar a apicultura no nosso Estado. Agradecer ao Sebrae nunca é demais”, destacou.

A Medalha faz também uma justa homenagem a João Claudino Fernandes, um empreendedor visionário, intuitivo e determinado. Seu João, como é mais conhecido, iniciou seu primeiro comércio em 1949, a Mercearia Guanabara do Sertão, em Cajazeiras, na Paraíba. Em 1961, mudou-se para a capital piauiense, onde instalou a matriz da loja de departamentos Armazém Paraíba. Ao longo do tempo, diversificou as suas atividades comerciais e construiu um sólido grupo empresarial, o Grupo Claudino, atuando também em segmentos como indústria de colchões e estofados, confecções, frigorífico, construção civil, gráfica, agência de publicidade, shopping centers, bicicletas e carrocerias. Faleceu em 2020, deixando um legado de inteligência, garra, visão, otimismo e fé inabalável no futuro.

“Essa homenagem que hoje fazemos aos empresários de Picos é muito relevante e enaltece o empreendedorismo de quem a recebe e também do empresário João Claudino Fernandes. Gostaria de parabenizar todos os agraciados. Estou muito feliz de ver nossa casa nova lotada para esta solenidade. Temos um espaço confortável, que ficará ainda melhor com a chegada da nova mobília. E por fim, gostaria de registrar que é uma enorme satisfação ter o empresário José Lopes da Silva nomeando esse prédio, homem empreendedor, que deixou um grande legado de trabalho, garra e determinação”, ressaltou o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho.

Assim como ocorreu em Picos, as outorgas de Medalha também serão realizadas, durante a primeira quinzena de dezembro, em Parnaíba, Bom Jesus, Floriano e Teresina, homenageando empresários e personalidades dessas regiões e coroando o trabalho do presidente Freitas Neto à frente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, cujo mandato encerra este ano. Freitas Neto, além da Medalha, que faz uma justa homenagem a quem é parte da causa do Sebrae, deixará um legado de grandes realizações, entre eventos e ações em prol dos pequenos negócios, como Mercado do Produtor, Mostra Piauí Rio e a maior Feira do Empreendedor já vista no Estado, e marcantes conquistas institucionais a exemplo da modernização do auditório e construção de edifício garagem na sede de Teresina, aquisição do prédio onde funciona a Unidade Regional de Parnaíba e nova sede da Unidade Regional de Floriano.

EDIFÍCIO EMPRESÁRIO JOSÉ LOPES DA SILVA

No descerramento da placa de identificação da Unidade Regional do Sebrae em Picos, a família do empresário José Lopes da Silva foi representada pela sua neta Simone Lopes, que na ocasião substituiu o desembargador Erivan Lopes, seu pai e filho de José Lopes.

“Gostaria de agradecer, em nome da minha família, a todos que fazem o Sebrae por essa homenagem ao meu avô, José Lopes da Silva, um homem visionário, que graças a sua veia empreendedora e sua visão de futuro mudou o destino de uma família. Meu avô, apesar do pouco tempo de vida que passou entre nós, nos deixou um grande legado e é uma referência para aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele”, declarou Simone Lopes.

Comerciante nato, José Lopes iniciou sua trajetória empreendedora aos 18 anos, comprando e vendendo alho, principal produto agrícola da região de Picos nas décadas de 60 e 70. Em 1974, migrou para o ramo de secos e molhados, fundando, em sociedade com o também empresário Isaac Batista, a empresa J. Lopes e Batista Ltda. Em 1983, amigavelmente dissolveu a sociedade e fundou a empresa Lopes e Silva Ltda, atuando na microrregião de Picos, com a compra e exportação de feijão, farinha e castanha de caju. Investiu ainda na agricultura e na pecuária, gerando muitos empregos e se destacando como um dos maiores contribuintes de impostos do Estado. Escreveu sua história até 1995, quando faleceu precocemente aos 55 anos, em decorrência de um câncer de pulmão.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/