ASN PI Atualização
Compartilhe

Programa Meu Primeiro Negócio selecionará 100 jovens empreendedores

Ação é resultado da parceria entre Piauí Fomento, Sebrae e Seduc
Por Redação
ASN PI Atualização
Compartilhe

Jovens com idade entre 18 e 29 anos que tenham perfil de potenciais empreendedores e desejam ter seu próprio empreendimento no Piauí contarão com o Programa Meu Primeiro Negócio, desenvolvido pela Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí – Piauí Fomento, em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O lançamento do programa aconteceu na manhã de hoje (28), no Palácio de Karnak com a presença da governadora do Piauí, Regina Sousa, do diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, do presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Faria entre outras autoridades e imprensa.

Durante a solenidade, a governadora do Piauí, Regina Sousa, afirmou que acredita no potencial dos jovens piauienses e espera bons resultados desse novo projeto. “É um estímulo para os jovens criarem e pensarem exatamente o que querem. Espero que venha muita coisa inovadora e que eles sejam exemplos para o nosso Estado. E que outros bancos vejam como oportunidade para outros créditos nesse sentido”, disse.

O programa consiste numa seleção pública de Modelos de Negócios, sendo que o papel do Sebrae no Piauí é de incentivar a criação e formalização de novos negócios aliando capacitação empresarial, acesso ao crédito e acompanhamento técnico pós-crédito no âmbito do Programa.

A iniciativa vai, ainda, estimular o desenvolvimento socioeconômico no âmbito do Estado de modo a promover impactos na formalização de empresas; fomento ao fortalecimento de empresas novas; geração de empregos diretos e indiretos; aumento da oferta de produtos e serviços; aumento da arrecadação tributária, além de inovação.

“O Sebrae tem como missão desenvolver mecanismos que fomentem o empreendedorismo e a cultura empreendedora. Nesse programa, daremos orientações técnicas sobre negócios e gestão, bem como, informações sobre serviços financeiros, inovação e empreendedorismo. Dessa forma, queremos contribuir para a geração de um ambiente de negócio sustentáveis e competitivos”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Podem participar da seleção pública jovens em formação que se encontrem cursando o último período de graduação no ensino superior ou estejam formados a menos de cinco anos e/ou façam parte do último ano de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio; também é necessário que sejam residentes e domiciliados no Estado do Piauí e que não tenham ainda empresa formalizada.

Destaque-se que 15% das vagas são preferenciais para mulheres que se enquadrem nos requisitos da seleção para o programa que abrange quatro fases distintas que envolvem análise da aderência ao Edital e elegibilidade, capacitações, seguida de submissão do modelo da ideia de negócio, formalização, seleção para acesso a crédito e atendimento pós créditos aos contemplados. Na penúltima fase, o participante gera a formalização empresarial que poderá ser um Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, então estará apto a concorrer a um financiamento.

O programa será coordenado pela agência Piauí Fomento, em parceria com a Seduc e o Sebrae. “Queremos gerar renda num momento que o desemprego cresce em massa. O edital vai selecionar 100 jovens que devem receber treinamento até registrar sua empresa e vão receber crédito de até R$ 21 mil reais. Esses financiamentos serão acompanhados pela Piauí Fomento e pela Sebrae por um ano para que tenham êxito”, disse Luiz Carlos Everton de Farias, presidente da Piauí Fomento.

A fonte de recursos é o Fundo Especial de Produção (FEP), instituído pela lei nº 6.032/2010 – decreto nº 14.413/2011.

Para a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Lourdes Lopes, é uma oportunidade muito grande para os alunos e alunas da UAPI. “Eles fazem um curso de bacharelado em Administração com foco em empreendedorismo, em parceria com a Uespi. Então, eles já têm capacidade para participar desse projeto”, afirmou.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/