ASN PI Atualização
Compartilhe

Professores do Piauí podem concorrer ao Prêmio Educador Transformador

Estado já esteve no pódio da premiação, cujas inscrições seguem até 05 de fevereiro
Por Antônia Pessoa
ASN PI Atualização
Compartilhe

As inscrições para a 2ª edição do Prêmio Educador Transformador encerram no dia 05 de fevereiro. A premiação – correalizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare – é destinada a professores que tenham realizados projetos inovadores, focados na educação empreendedora, entre os anos de 2021 e 2023, vinculados a instituições de ensino. Os projetos podem ter formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.

“Temos bons projetos no Piauí, que merecem ganhar visibilidade nacional. São iniciativas que têm transformado o dia a dia das escolas e tornado professores e alunos protagonistas na transformação de suas realidades e do ambiente ao seu redor, impulsionando o crescimento pessoal e profissional dentro da comunidade escolar. A nossa expectativa é ter esses projetos concorrendo nesta edição”, pontua a gerente da Unidade de Gestão de Soluções e Cultura Empreendedora do Sebrae no Piauí, Érika Lopes.

Os candidatos poderão inscrever um ou mais projetos, nas sete categorias do prêmio: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A premiação é dividida em três etapas: estadual, regional e nacional. O anúncio dos vencedores nacionais está previsto para o final de abril, durante a 29ª edição do Congresso Internacional Bett Brasil, que acontecerá em São Paulo/SP.

Os três primeiros colocados em cada uma das sete categorias receberão certificado de participação. O primeiro colocado receberá ainda troféu, pacote para participação em um evento de educação nacional e um notebook.

Mais informações e inscrições no endereço eletrônico https://educadortransformador.com.br/.

O PIAUÍ NO PÓDIO

Em 2022, quando o Prêmio Educador Transformador ainda se chamava Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, o Piauí conquistou dois lugares no pódio da premiação, com os professores Gonçalo Lopes da Silva, do Centro Integrado de Ensino Fundamental de Piracuruca; e Rodrigo Baluz, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) Campus Parnaíba.

Rodrigo Baluz concorreu com um projeto que nasceu na Uespi, focado na promoção do empreendedorismo para a criação de negócios. “Por meio desse projeto, incentivamos os alunos a fazerem dos Trabalhos de Conclusão de Curso o pontapé para início de um negócio. E a iniciativa deu muito certo. Muitos dos nossos alunos se tornaram donos de startups. Foi algo tão transformador, que extrapolou os muros da universidade, dando origem à Comunidade Carnaúba Valley, uma iniciativa maior que um projeto acadêmico e mais abrangente”, destaca.

O professor da Uespi conta ainda que a validação da ideia veio com a premiação do Sebrae. “Ganhar o prêmio foi algo realmente surpreendente. Nos mostrou que trabalhar a educação empreendedora na cadeia da educação faz muita diferença e que estávamos no caminho certo. E esse reconhecimento viabilizou ainda a minha participação na maior feira de educação e negócios do país. Foi uma experiência muito enriquecedora de aprendizado, troca de experiências e networking”, acrescenta.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA SEBRAE

Criado em 2013 pelo Sebrae, o Programa de Educação Empreendedora, hoje chamado de Programa Educação Que Transforma, já alcançou 97% dos municípios brasileiros, beneficiando cerca de 13,5 milhões de alunos e mais de 1 milhão de professores. As ações desenvolvidas são voltadas para a formação e capacitação da comunidade escolar, por meio de ferramentas e metodologias pedagógicas específicas.

Com a aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou ainda mais força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país, sendo conteúdo transversal no documento.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/