Operadores de turismo internacionais chegaram ontem (11) ao Piauí, vindos do Maranhão, primeiro destino do Famtour Rota das Emoções, que começou no dia 08 de julho, com o objetivo de aumentar e diversificar a oferta de produtos brasileiros na Alemanha e no Reino Unido, aproximar os operadores da rede de parceiros locais, além de ampliar o conhecimento sobre o destino. O Famtour é uma ação da Embratur com o apoio do Sebrae nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. No Piauí, a iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo, Secretarias Municipais de Turismo de Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba e Cajueiro da Praia; e IGR Delta.

Após chegar no Porto do Tatus, em Ilha Grande (PI), o grupo seguiu para visita às rendeiras do município e logo após embarcou num passeio de lancha para a Ilha das Canárias, no Delta do Parnaíba, com direito a parada para apreciar o melhor da culinária local. Após o almoço, os operadores retomaram o passeio de lancha para a Barra do Caju para acompanhar o pôr do sol e a Revoada dos Guarás, espetáculo diário das aves de cor vermelha, que voam até a ilha para pernoite. Na volta do passeio, o grupo seguiu para Parnaíba (PI), onde visitou o Porto das Barcas e o Museu do Mar, encerrando o dia com hospedagem na Praia de Itaqui, em Luís Correia (PI).

“Foi uma honra para nós que fazemos o Sebrae no Piauí receber o grupo de operadores em Parnaíba. O turismo é uma importante mola propulsora para o desenvolvimento econômico e essa ação da Embratur deve contribuir para ampliar o fluxo de visitantes estrangeiros no nosso Estado e na Rota das Emoções como um todo, favorecendo os pequenos negócios locais. Estamos confiantes que excelentes resultados virão desse Famtour”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Julio Cesar Lima Filho.
O grupo de operadores, compostos por sete representantes do Reino Unido (Londres) e três da Alemanha (Berlim, Dresden e Munique), permanece no Piauí até amanhã (13). Hoje (12), esses profissionais visitam a Lagoa do Portinho e farão passeio de quadriciclo pelos Pequenos Lençois Piauienses, em Luís Correia. Em seguida, irão para Barra Grande participar de encontro com empresários da região litorânea piauiense e visita ao pequeno vilarejo. Os operadores se despedem do Piauí com visita ao Cajueiro Rei, localizado na sede do município de Cajueiro da Praia, onde está situada a Vila de Barra Grande, e passeio de barco ao estatuário do Peixe Boi, com experiência gastronômica. Após essa atividade, seguem para o Ceará.
“Alemanha e o Reino Unido são países com grande potencial para o incremente do fluxo de turistas para o Brasil. Estudo do Ministério do Turismo aponta que uma das principais motivações dos alemães e britânicos é Sol, Praia, Cultura e Aventura. E a Rota das Emoções combina tudo isso. No Piauí, assim como nos demais Estados que compõem o roteiro, temos paisagens deslumbrantes, biodiversidade, rica cultura local e muitas opções de aventura”, destaca a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.
DADOS DO TURISMO INTERNACIONAL
De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, em 2022 o Brasil recebeu 120.867 turistas alemães e 87.909 turistas britânicos um incremento de mais de 300% e de quase 800%, respectivamente, em relação a 2021. Esses dados demonstram uma retomada gradual do turismo internacional, que foi fortemente impactado pela pandemia.
Outro levantamento do Ministério do Turismo (Estudo da Demanda Turística Internacional 2019) aponta que 33% dos turistas alemães e 38,9% dos britânicos vem ao Brasil por motivo de lazer, com gastos médios diários de U$ 41,89 e U$ 56,63, respectivamente. Os alemães permanecem em média no Brasil por 15 dias, enquanto os britânicos ficam 17 dias.
A Embratur aponta ainda tendências que devem ser observadas para a atração desses turistas, como digitalização (acesso digital a produtos e serviços); oferta de produtos que incluam Sol e Praia (praias mais reservadas), aventura e atividades náuticas; divulgação nas redes sociais; turismo responsável, incluindo a preocupação com o meio ambiente (neutralidade de carbono); e experiências com a cultura local (gastronomia, artesanato, patrimônio, música, dança).
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi