ASN PI Atualização
Compartilhe

Municípios piauienses avançam com Agenda de Desenvolvimento construída em parceria com o Sebrae

Cidade Empreendedora também contribui para fomentar a economia dos municípios
Por Antônia Pessoa
ASN PI Atualização
Compartilhe

Nos últimos dois anos, 25 municípios piauienses aderiram à Metodologia de Planejamento e Qualificação da Gestão Municipal com Foco no Desenvolvimento Econômico Local, ofertada pelo Sebrae no Estado.

A metodologia é organizada em três fases: Investigação, Construção e Implementação. A etapa de Investigação consiste no levantamento de informações do município e da gestão. Na fase Construção é realizado o Workshop de Planejamento e Qualificação da Gestão Municipal, no qual é definido o perfil estratégico da gestão e formulada a Agenda de Desenvolvimento. Já na Implementação, o foco é a execução da Agenda.

Workshop de Planejamento e Qualificação da Gestão Municipal em Cristino Castro

“Temos 25 municípios do Estado com suas Agendas de Desenvolvimento estruturadas e em fase de Implementação. Essas agendas foram construídas conjuntamente por técnicos das prefeituras e consultores do Sebrae, levando em consideração a vocação e as particularidades de cada município. Agora o foco é seguir com a implementação dessa Agenda para que o desenvolvimento local possa acontecer”, destaca o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.

Entre as áreas que compõem as Agendas, dependendo da realidade de cada município, estão: Comércio, Serviços, Turismo, Produção Rural, Artesanato, Agricultura, Pecuária, Horticultura, Piscicultura e Fruticultura.

Debates sobre a construção da Agenda de Desenvolvimento Econômico Local

De acordo com Helder Freitas, este ano, a metodologia será levada a mais municípios, fortalecendo o trabalho do Sebrae de norte a sul do Piauí. “Queremos fomentar o desenvolvimento de todos os municípios do Estado. A construção da Agenda, bem como o acompanhamento da implementação por parte dos nossos Agentes Territoriais, é muito importante para que consigamos atingir os resultados esperados”, acrescenta.

Os municípios que já estão com a Agenda definida são: Amarante, Cajueiro da Praia, Caldeirão Grande do Piauí, Canto do Buriti, Colônia do Gurgueia, Cristino Castro, Demerval Lobão, Fronteiras, Guadalupe, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres, Santa Luz, São João do Arraial, São João do Piauí, São José do Divino, São José do Piauí, São Miguel do Tapuio, Tanque do Piauí, União, Valença do Piauí e Várzea Grande.

CIDADE EMPREENDEDORA

Todos os municípios que construíram a Agenda – com exceção de Caldeirão Grande e Fronteiras – já fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae no Piauí. Esse programa favorece o desenvolvimento dos pequenos negócios e estimula o empreendedorismo, sendo uma ação de apoio à gestão municipal.

“O Cidade Empreendedora é um programa que promove o desenvolvimento econômico dos municípios, fortalecendo a gestão municipal para que os empreendedores locais tenham um melhor ambiente de negócios. No primeiro ciclo tivemos a adesão de 22 prefeituras. No segundo ciclo, que será lançado no próximo dia 13, na sede do Sebrae em Teresina, estamos com a expectativa de atender 30 prefeituras, entre elas Valença do Piauí, que já manifestou interesse em aderir ao programa”, pontua Helder Freitas.

As ações do programa são executadas ao longo de três anos, englobando dez eixos: Gestão Municipal, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização, Compras Governamentais, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, Inovação e Sustentabilidade e Lideranças Locais.

Entre os requisitos para participar do Cidade Empreendedora estão ter Sala do Empreendedor instalada no município, com o Agente de Desenvolvimento nomeado; e ter participado do Workshop de Planejamento Estratégico e Qualificação da Gestão Municipal com Foco no Desenvolvimento Econômico Local, durante o qual é construída a Agenda de Desenvolvimento.

Mais informações sobre essas ações do Sebrae no Piauí podem ser obtidas na Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial da instituição, localizada em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou nas Unidades Regionais do Sebrae em Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/