O Sebrae no Piauí e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) firmaram parceria para execução do Acordo de Cooperação de Aplicação de Conteúdos de Empreendedorismo e Inovação nas escolas da rede pública estadual. O acordo, no âmbito do programa Educação que Transforma do Sebrae, é voltado para estudantes e professores de todos os níveis de ensino.
A reunião de assinatura do acordo – que aconteceu na tarde de hoje (09), no Palácio de Karnak – contou com as presenças do governador do Estado, Rafael Fonteles; do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick; do presidente do Conselho Deliberativo, Filemon Paranaguá, e dos diretores executivos do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, Delano Rocha e Mário Lacerda; do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; da presidente da Undime e secretária municipal de Educação de Domingos Mourão, Erica Graziela; entre outras autoridades e técnicos do governo do Estado e do Sebrae Nacional e no Piauí.
“Estamos muito satisfeitos em ampliar a nossa parceria com a Seduc para levar a cultura empreendedora aos quatro cantos do Estado. Temos muito a avançar para que os jovens saiam das escolas com o empreendedorismo na veia. E a nossa missão vai ao encontro da estratégia do governo de investir na economia digital e na educação empreendedora. Com a nossa expertise e a capilaridade da Seduc conseguiremos chegar mais longe”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.
O acordo prevê um Plano de Trabalho, elaborado em parceria com a FGV e o Sebrae Nacional. Serão realizadas atividades de formação de professores e oferta de metodologias e materiais desenvolvidos pelo Sebrae que estimulem as competências empreendedoras nas escolas.
“O Sebrae tem uma excelente capacidade instalada no Piauí e no Brasil para desenvolver o empreendedorismo. A nossa integração com a instituição tem se tornado cada vez mais sólida, numa sinergia muito positiva, que corrobora com a nossa estratégia de aliar educação e tecnologia. Essa aproximação é extremamente necessária para que o nosso modelo educacional tecnológico prospere, já que o Sebrae tem expertise comprovada em educação empreendedora, com metodologias de impacto e que podem se difundir em larga escala”, ressaltou o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles.
Entre os focos desse plano de trabalho estão promover ações de inovação, ideação e mentorias coletivas no âmbito dos Programas Seduckaton, Desafio Liga Jovem, Prêmio Educador Transformador, Agentes Locais de Inovação e Empresa Simulada.
“Esse é um momento muito importante em que buscamos formalizar parcerias para construir o Brasil que a gente acredita, com políticas implementadas efetivamente na base. A parceria com Estados e municípios é importante para que possamos construir uma agenda associando inovação, educação e empreendedorismo. Esse modelo que está acontecendo no Piauí é referência para o Brasil”, salientou o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick.
Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a parceria com o Sistema S tem contribuído para tornar o modelo de educação estadual ainda mais bem sucedido. “O Piauí foi o primeiro Estado a universalizar a escola de tempo integral, com disciplinas inovadoras, como inteligência artificial, educação financeira, robótica e empreendedorismo. A colaboração entre Estados e municípios está fazendo com que os resultados que seriam de médio prazo, venham em curtíssimo prazo. E isso só é possível também graças às parcerias, especialmente com o Sistema S, priorizando o ensino-aprendizagem mais prático, que estimula os estudantes a desenvolverem projetos com soluções para desafios reais. Queremos formar profissionais cada vez mais conectados com o mundo do trabalho”, declarou o secretário.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Filemon Paranaguá, a aproximação entre Sebrae e poder público gera melhores resultados. “Somente com a união de esforços conseguiremos construir uma educação mais inclusiva, eficiente e dinâmica, alcançando os objetivos que traçamos para o avanço do nosso Estado”, destacou o presidente.
A presidente da Undime e secretária municipal de Educação de Domingo Mourão, Érica Graziela, citou a importância da parceria da entidade e das prefeituras com o Sebrae. “Temos uma parceria consolidada com o Sebrae no tocante à disseminação da educação empreendedora. Em Domingos Mourão, já são quatro anos de desenvolvimento do Programa JEEP, que não só forma cidadãos, mas estimula competências empreendedoras, mostrando para os estudantes que eles são capazes de chegarem aonde quiserem. A educação abre novas perspectivas de futuro e nós precisamos cada vez mais sensibilizar as crianças e os jovens de que a escola é o caminho para a mudança de realidades”, declarou.
SOLUÇÕES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) possibilita que a criança desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores de forma lúdica.
A Jornada Despertar é um curso de formação para professores, que mostra estratégias para sensibilizar e motivar estudantes do ensino médio para o empreendedorismo.
O Desafio Liga Jovem é a maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil.
O Prêmio Educador Transformador busca mobilizar e conectar professores e gestores para cocriar projetos inovadores, focando a superação dos desafios presentes e futuros da educação.
O ALI Educação Empreendedora é executado pelos Agentes Locais de Inovação, que são profissionais especializados na área educacional e que orientam e estimulam o processo de inovação nas escolas de Ensino Básico para fortalecer a educação empreendedora como instrumento de transformação. Atualmente, o Sebrae conta com nove Agentes Locais de Inovação, atuando em 24 municípios, com 150 escolas atendidas.
A Empresa Simulada oferece aos estudantes uma experiência real de aprendizagem em um mercado simulado, promovendo a formação integral e o desenvolvimento de competências em gestão de negócios e atitudes empreendedoras. O Piauí já tem 50 professores formados nessa metodologia.
No Ideathon, as pessoas se reúnem para gerar ideias inovadoras e soluções criativas para um problema ou desafio específico.
Mais informações sobre o Programa Educação que Transforma do Sebrae podem ser obtidas por meio do portal www.pi.sebrae.com.br, da Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que funciona para ligações telefônicas gratuitas e mensagens de WhatsApp; ou ainda nas unidades regionais do Sebrae em Teresina, Bom Jesus, Floriano, Picos e Parnaíba e na Agência de Atendimento de São Raimundo Nonato.
Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi