ASN PI
Compartilhe

Equipes piauienses estão na semifinal do Desafio Liga Jovem

Projetos selecionados foram apresentados para analistas e consultores do Sebrae no Piauí
Por Misael Martins
ASN PI
Compartilhe

As três equipes piauienses que estão na semifinal do Desafio Liga Jovem estiveram na tarde de ontem (01), na sede do Sebrae em Teresina, apresentando seus projetos para os analistas e consultores da instituição. O encontro, que aconteceu no Sebraelab, foi também um a oportunidade para estudantes e professores esclarecerem dúvidas sobre a competição, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro.

Do Piauí, concorrem na semifinal do Desafio as seguintes equipes: Tutor Help, do CEV Colégio; Agricultura Familiar 4.0 e Raio-X do Marketing 4.0 no Sertão, ambas do Instituto Federal do Piauí (IFPI) de Valença.

“O Desafio Liga Jovem é uma iniciativa que fomenta a educação empreendedora entre os estudantes. Na jornada, os alunos desenvolvem competências trabalhando criatividade, inovação, planejamento e liderança. Com certeza é uma experiência enriquecedora, que contribuirá para o crescimento desses estudantes e para o surgimento de novos líderes e empreendedores”, salientou o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Para a professora do IFPI de Valença, Élissa Duarte, participar do Desafio Liga Jovem tem contribuído para que os alunos despertem novas habilidade e atitudes. “Estamos muito felizes em estar nesse Desafio. Tem sido um aprendizado para todos. Os alunos estão muito envolvidos em todas as etapas da competição. Vamos nos dedicar ao máximo nessa semifinal”, afirmou a professora, que coordena as duas equipes do IFPI.

No projeto Agricultura Familiar 4.0, os alunos tiveram a ideia de desenvolver um aplicativo que facilite a gestão do empreendimento rural, com foco na suinocultura. Já o Raio-X do Marketing 4.0 no Sertão é um aplicativo que tem como objetivo auxiliar pequenas empresas na implantação do marketing digital.

De acordo com o aluno do CEV Colégio, Hedys Alves, um dos componentes da Tutor Help, o Desafio é muito importante para o aprendizado. “Estamos com boas expectativas para a semifinal. Nossa equipe é bastante unida. Construímos o projeto em conjunto e estamos engajados em avançar”, destacou. O Tutor Help é um app que tem como objetivo facilitar a aprendizagem dos alunos, por meio de um sistema colaborativo entre estudantes da uma mesma série ou anos diferentes.

O DESAFIO

O Desafio Liga Jovem contou com a participação direta de cinco mil estudantes, com idades entre 14 e 21 anos, matriculados em 522 escolas, de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Os jovens inscritos participaram de uma trilha de aprendizado, com oficinas e mentorias. Nessas capacitações, foram desafiados a criar uma solução empreendedora para resolver um problema de sua escola e/ou comunidade, com o uso de ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outros instrumentos. Os projetos foram selecionados por 12 especialistas em educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

A final do Desafio acontecerá entre os dias 20 e 25 de março, na Faculdade Sebrae e no Bossa Summit 2023, evento dedicado a startups e investidores. As seis equipes vencedoras ganharão uma viagem para Madrid, na Espanha, para uma vivência em inovação.

Mais informações sobre o Desafio Liga Jovem podem ser obtidas no endereço eletrônico https://www.institutoidf.org/desafioligajovem/.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/