ASN PI
Compartilhe

Empresas de Teresina, Campo Maior e Piripiri crescem com o Programa de Gestão Avançada do Sebrae

Turma, que teve início em outubro de 2022, foi concluída esta semana na capital
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

Esta semana aconteceu a aula final do Programa de Gestão Avançada (PGA), Turma Teresina 2022-2024, uma ação do Sebrae no Piauí. O PGA é focado na modernização dos modelos de gestão e na melhoria dos resultados dos negócios.

Participaram dessa turma, recém concluída, 12 empresas das cidades de Teresina, Campo Maior e Piripiri: Gol Distribuidora, Strada Mob, Gugê Jeans, ControleSeg 24h, Empório Flora Pura The, La Trufel, Vale do Leite, Núcleo Diagnósticos, Via Corpus, Laboratório Cleber, Hotel Uchôa e Mundo Sam.

“O Programa de Gestão Avançada contempla um conjunto de ações integradas, voltadas para empresas que querem avançar no mercado. Por meio desse programa, os empresários são capacitados para gerir os negócios de forma eficiente e inovadora. O PGA faz uma verdadeira revolução na gestão das empresas”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

A empresária Lívia Luz, da Flora Pura, conta que na pandemia sua empresa cresceu e ela ficou sem saber como conduzir os negócios, juntamente com a sua sócia Laís Melo. “Foi quando chegou o PGA e nós passamos a cuidar melhor da gestão, o que nos permitiu avançar ainda mais e de maneira organizada. Em 2023, superamos o faturamento previsto. Com a confiança adquirida no programa, abrimos um segundo negócio, que tem dado muito certo. Hoje, estamos mais preparadas para a gestão dos negócios e entendemos melhor todo o fluxo de caixa, o que é essencial para a tomada de decisões. Só tenho a agradecer ao Sebrae pelo apoio e dizer que continuaremos firmes rumo a resultados cada vez mais positivos”, declarou.

A empresária Lívia Luz e sua sócia, Laís Melo, recebendo certificado de conclusão do programa

Outra empresa que também obteve ótimos resultados após o Programa de Gestão Avançada foi o Laboratório Dr. Cleber. De acordo com a empresária Mônica Amaral, o programa lhe ajudou a quebrar alguns paradigmas. “Meu pai, que geria a empresa, só queria saber se o dinheiro estava sobrando e se dava para pagar as contas de casa. Eu estava mais engajada na parte de processos e de qualidade e meu irmão na parte administrativa, cada um na sua ilha. Com o PGA, mudamos o nosso modo de trabalhar e vimos que era necessária uma maior integração, inclusive com os funcionários, com todos tendo uma participação ativa na gestão de processos, elaboração de planilhas e construções de indicadores, por exemplo. Concluímos o programa com três novos postos de coleta. Tudo isso graças ao planejamento que fizemos durante o PGA. Hoje, sabemos da importância de ter metas definidas e objetivos bem traçados. Agradeço muito ao Sebrae por essa experiência que, para a nossa empresa, foi muito enriquecedora”, disse.

A empresária Mônica Amaral comemora os avanços da sua empresa após o PGA

O empresário Luan Oliveira, da Gol Distribuidora, fala que sua empresa era muito desorganizada antes do PGA. “O espaço estava pequeno, mas não tínhamos segurança para mudar de local. Com o programa, começamos a traçar estratégias e mudamos nossa visão sobre muitas coisas. Começamos a realmente avançar e hoje estamos num novo patamar, com aumento real de faturamento e ocupando um espaço bem mais amplo”, destacou.

Os empresários Luan e Luna Oliveira felizes com o resultado do programa para a Gol Distribuidora

O PGA

O Programa de Gestão Avançada é uma solução exclusiva do Sebrae, intensiva e personalizada, que contribui decisivamente para modernizar o modelo de gestão e melhorar os resultados dos negócios. São trabalhadas nas empresas as áreas de administração financeira, gestão comercial, marketing, gestão de processos e de pessoas.

“O objetivo do Programa de Gestão Avançada é contribuir para definir a estratégia de crescimento e evolução das empresas, desenvolvendo um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e metas”, pontua a analista do Sebrae no Piauí, Thanandra Rocha.

Essa solução, que tem duração de 12 a 18 meses, acontece em quatro fases: Diagnóstico Empresarial Preliminar, com avaliação do grau de competitividade do negócio; Plano Empresarial para definir estratégias e plano de resultados; Gestão de Resultados, que é um panorama sobre gestão de finanças, marketing, operações, processos e recursos humanos; e por fim Novo Ciclo do Plano Empresarial, que são as consultorias individuais por empresa participante.

Maiores informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que funciona para ligações telefônicas gratuitas e também como WhatsApp; ou pelo telefone (86) 3216-1300 – Ramal 1404. Os interessados podem também procurar as Unidades Regionais do Sebrae localizadas em Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/