ASN PI
Compartilhe

Artesãs do Piauí marcam presença em feira nacional em Fortaleza (CE)

Participação do grupo, que esteve presente também em encontro internacional e roda de conversa, foi viabilizada pelo Sebrae no Piauí
Por Misael Martins
ASN PI
Compartilhe

Artesãs do Piauí, atendidas pelo Sebrae no Estado, por meio do Projeto Tramas Piauienses: Tecendo Identidades, marcam presença na 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce). A feira segue até o dia 29 deste mês, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Participam da feira artesãs das cidades de Campo Maior, Piripiri, Altos, Parnaíba e Teresina, que trabalham com peças em fibra de buriti, agave, palha de carnaúba e argila.

“Na Fenacce, além de comercializar produtos e ter acesso a novos mercados, as artesãs se aproximam de fornecedores, participam de apresentações com especialistas e conhecem as tendências mundiais do setor artesanal. É um ambiente para expandir negócios e aumentar a competitividade no mercado”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Socorro Portela.

Com o tema “Artesanias – A Expansão do Imaginário Brasileiro”, o evento enaltece a identidade e a criatividade do povo brasileiro. A Fenacce conta com oficinas e vivências, além de ser uma oportunidade para os artesãos trocarem experiências.

ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIÁLOGOS DA CARNAÚBA

Nos dias 17 e 18 deste mês, aconteceu em Fortaleza o 2º Encontro Internacional Diálogos Pró-Carnaúba, evento cujo objetivo foi discutir os desafios e avanços da cadeia de valor da carnaúba, essencial para a economia do Nordeste e indústrias globais. As artesãs piauienses estiveram presentes nesse encontro.

O evento reuniu representantes de trabalhadores extrativistas, produtores rurais, industriais do setor, ONGs, órgãos públicos, academia e grandes empresas que utilizam a cera de carnaúba na composição de seus produtos.

Na ocasião, foram debatidos temas como: estratégias para a promoção de um ambiente de negócios sustentável e inclusivo, em todos os elos da cadeia, com especial atenção às comunidades extrativistas e produtores rurais; e promoção de ações sociais e culturais, como intercâmbios e feiras, para integrar os elos da cadeia e valorizar o trabalho dos extrativistas.

RODA DE CONVERSA

As artesãs piauienses também estiveram em uma roda de conversa com Catarina Mina, conhecida por sua valorização do artesanato brasileiro e práticas de comércio justo e referência nacional no setor de moda e design sustentável.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/