ASN PI
Compartilhe

Semana Global do Empreendedorismo começa segunda-feira (16), sendo liderada no Brasil pelo Sebrae

Sebrae no Piauí realizará mais de 70 atividades online como parte da programação do evento
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

Este mês, acontece a 13ª Semana Global do Empreendedorismo, sendo liderada no Brasil pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae. A abertura oficial do evento, cujo tema é “Com Empreendedorismo seu Mundo Vira”, ocorrerá na próxima segunda-feira (16), às 10h, com a participação do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e outras autoridades; além do presidente e Criador da Rede Global de Empreendedorismo, Jonathan Ortmans, que vai falar de como o empreendedorismo pode ajudar os países a superar a crise mundial.

No evento, cujo objetivo é fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, serão discutidos temas como os desafios da gestão financeira e recuperação de dívidas; oportunidades de negócios nos segmentos mais afetados pela pandemia; diferenciais competitivos e novos modelos de negócios; transformação digital dos pequenos negócios, entre outros assuntos. 

“A Semana Global será um evento muito importante para mostrar novas oportunidades e alternativas para os pequenos negócios nesse momento de retomada da economia. Este ano, o evento acontece num formato inédito, permitindo que as pessoas participem das diversas ações, sejam elas iniciativas locais ou nacionais, de onde estiverem. Sob a responsabilidade do Sebrae no Piauí, temos mais de 70 atividades, abordando diversos temas do universo empresarial”, explica o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Entre as presenças já confirmadas estão o palestrante americano e uma das maiores autoridades internacionais em experiência do cliente, Don Peppers; a executiva de TI e sócia fundadora do Movimento Black Money, hub de inovação para a comunidade negra, Nina Silva; o CEO e Founder da WeUse, plataforma de aluguel de roupas por assinatura, Carlos Alberto Silva; a co-fundadora da Holistix, plataforma de produtos de saúde e bem estar, Nicole Vendramini; e a sócia proprietária da Free Soul Food, empresa de produtos para pessoas com restrições alimentares, Maíra Costa.

O PIAUÍ NA SEMANA GLOBAL

Como parte da programação da Semana, o Sebrae no Piauí realizará mais de 70 atividades, entre cursos, palestras, lives e oficinas. Os temas a serem abordados são: mercado, vendas, atendimento, inovação, plano de negócios, marketing, empreendedorismo, transformação digital, modelagem de negócios, gestão de mídias sociais, motivação e liderança.

Um dos pontos altos do evento no Estado será o Fórum de Educação Empreendedora, que acontece no dia 20 de novembro, tendo como objetivo disseminar tendências e metodologias inovadoras para a educação e se propondo a ser um espaço de troca de experiências e informações. A expectativa é que cerca de 500 pessoas participem dessa atividade, que tem como público-alvo estudantes, professores, gestores e demais profissionais da educação.

Outra atividade de destaque do Piauí será a palestra Oportunidades e Desafios para os Destinos Turísticos do Piauí, que acontece no dia 24 de novembro, às 19h00, sendo proferida pelo sócio fundador da Lab Turismo, Richard Alves. Alves é especialista em estratégias para a geração de resultados no turismo, com mais de 25 anos de experiência no segmento.

O Sebrae no Piauí também realizará uma série de lives, entre os dias 16 e 27 de novembro, com os seguintes temas: Como Criar um Negócio de Impacto Social e Ambiental; Como Produzir Fotos dos meus Produtos para Redes Sociais; Organizando seu Marketing Digital para a Black Friday; Lean Canvas: Bora Fazer?; Como Divulgar Melhor sua Empresa no Google; Como Inovar nas Vendas; Abrir uma Franquia é um Bom Negócio?; e Como Adaptar Rapidamente o Negócio ao Mundo Digital.

Todos os eventos da Semana são gratuitos. A programação completa está disponível no endereço eletrônico https://www.empreendedorismo.org.br.

O FÓRUM DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

O fórum, totalmente online, acontece no dia 20 de novembro, às 16h00, com palestras e painéis tratando de temas centrais e transversais para o avanço da educação empreendedora.

Não Existe Idade para Empreender será o tema da palestra proferida pelo autor do best seller “Empreender Grande, Desde Pequeno”, Davi Braga, que aos 13 anos fundou a startup de venda de material escolar List It.

O pedagogo e mestre em Psicologia Cognitiva, Luciano Meira, vai falar sobre Educação, Desafio e Futuros Possíveis. Meira é um renomado especialista na educação aplicada através de games e jogos.

A programação do fórum contará ainda com dois painéis sendo mediados pela jornalista Maia Veloso. O painel Como Evitar a Inadimplência e Atrair Alunos terá as participações da analista do Sebrae em São Paulo, Vanessa Lima; do advogado Denis Cavalcante e do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí, Marcelo Siqueira.

Já o painel Estratégias para o Novo Ensino – Um Olhar Diferente para a Educação, terá como painelistas o superintendente da Secretaria Estadual de Educação do Piauí, Carlos Alberto; a presidente da União Municipal dos Dirigentes de Educação, Undime no Piauí, Erica Graziela Benício Melo; e o representante das Escolas Privadas de Pequeno e Médio Porte de Teresina, Júlio Cesar de Oliveira.

DIA MUNDIAL DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

No dia 19 de novembro, o Sebrae realizará ainda, como parte da Semana Global, um evento em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, tendo como foco a discussão dos principais desafios da mulher empreendedora. Será um dia inteiro com palestras e rodadas de conversas tratando de liderança, inovação, participação em redes, equilíbrio entre o aspecto pessoal e profissional, crenças limitantes, maternidade, entre outros temas.

Entre os grandes nomes já confirmadas para este evento estão: a CEO da Microsoft Brasil, Tania Cosentino; a diretora executiva da Maurício de Souza Produções, Mônica Souza; a empresária, apresentadora da GNT e influenciadora, Bielo Pereira; a fundadora e presidente da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes; e a fundadora da startup Negras Plurais, Caroline Moreira.

SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEORISMO – SGE

A Semana Global do Empreendedorismo, que acontece em mais de 150 países, chega à sua 13ª edição com o propósito de conectar, capacitar e inspirar pessoas a empreender. Nos últimos três anos, a SGE mobilizou, somente no Brasil, mais de 2,5 milhões de pessoas, contando com cerca de 20 mil atividades, o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

O Sebrae lidera a organização da Semana no Brasil contando com a parceria da Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, Anprotec; Artemisia, Brasil Júnior, Confederação Nacional de Jovens Empresários, Conaje; Endeavor, Junior Achievement e Rede Mulher Empreendedora, RME.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui