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Jornalistas portugueses conhecem os atrativos de praia, cultura e ecoturismo do litoral piauiense

Comitiva segue agora para a região da Serra da Capivara
Por Graça Batista
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Um grupo formado por cinco jornalistas portugueses participa, até domingo (12), de uma press trip para conhecer os principais atrativos turísticos piauienses, as particularidades da gastronomia, os destaques da natureza, bem como os aspectos da formação da cultura local. Esta atividade de promoção do turismo acontece no âmbito do Projeto Piauí Show Case em Portugal, uma parceria do Sebrae no Piauí com o Governo do Estado, por meio da Investe Piauí, entre outras instituições.

“O lazer corresponde a 73,5% dos motivos de deslocamento dos turistas portugueses pelo mundo, segundo levantamentos da Embratur. Neste contexto, a busca é por tendências de sol e praia, cultura, além de natureza (ecoturismo ou aventura). Dessa forma, estamos apresentando à imprensa e à sociedade portuguesa o Piauí como ideal para esse público, tendo em vista que dispomos, com um alto percentual de relevância dentro do cenário nacional, de todos esses atrativos no nosso Estado”, ilustra o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho.

Os profissionais portugueses iniciaram a viagem em terras piauienses na última quarta-feira (08) quando chegaram à faixa litorânea piauiense, focados em visitar os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. Logo na chegada, foi possível desfrutar de um voo panorâmico sobre o Delta do Parnaíba, a joia mais preciosa do litoral piauiense.

Na sequência, os jornalistas se deslocaram para Cajueiro da Praia, município que se destaca por abrigar o Cajueiro Rei, árvore cientificamente reconhecida como o maior cajueiro do mundo, com uma área de 8.832 metros quadrados de extensão. Além disso, o município possui praias perfeitas para aproveitar os dias quentes à beira-mar. Também integra Cajueiro da Praia o charmoso povoado de Barra Grande, onde os jornalistas puderam vivenciar uma experiência com o mais tradicional esporte náutico da localidade, que é o kitesurf. A praia de Barra Grande é conhecida pelo mar de águas límpidas e cristalinas, extensa faixa de areia branca, além de um espetacular entardecer.

Jornalistas em Barra Grande observando uma demonstração de kitesurf. Crédito: Azimute.Fotos/Moises Saba Said

Depois da paradisíaca Barra Grande, o grupo fez um passeio pela extensão litorânea piauiense, que possui 66 quilômetros encantadores do litoral brasileiro, que engloba no total pouco mais de 7, 3 mil quilômetros, banhado a leste pelo Oceano Atlântico.

LUíS CORREIA E PARNAíBA – PRAIAS, CULTURA E ECOTURISMO

Em Luís Correia, os jornalistas viram as mais concorridas praias piauienses, com suas águas mornas e rasas, onde as ondas quebram, enfeitando de azul aquela faixa de areia fina, branca e macia para se caminhar. No local, apropriado para prática de esportes náuticos, além da rica fauna marinha e da exuberante vegetação costeira, encontram-se muitas opções de restaurantes, cujas especialidades incluem deliciosos frutos do mar, com destaque para peixes como pescada amarela, pargo e camurupim e, ainda, diversas formas de apresentação gastronômica do mais famoso crustáceo da região, que é o caranguejo-uçá.

Em Parnaíba, município cujo nome tem uma etimologia que vem da língua tupi-guarani e significa “rio de águas barrentas” em alusão ao Rio Parnaíba, os profissionais tiveram a experiência de transitar pelo conjunto histórico e paisagístico tombado, em 2011, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o qual envolve cerca de 830 imóveis, divididos em cinco setores: Porto das Barcas, Praça da Graça, Praça Santo Antônio, Estação Ferroviária e Avenida Getúlio Vargas.

A cidade, que em tempos áureos foi o grande destaque da economia piauiense, tem sua origem associada ao Porto Salgado ou das Barcas, que propiciou o desenvolvimento de uma indústria charqueadora na região, cuja atividade básica era a produção de carne salgada. O município, que conta com o Rio Igaraçu, a principal desembocadura do primeiro braço do único delta oceânico das Américas, é reconhecido por ser a porta de entrada para a área deltaica e tem, ainda, suas principais atividades econômicas vinculadas ao comércio varejista e ao setor de serviços, especialmente focados em turismo e em educação.

No que tange à inovação, em Parnaíba, uma comunidade digital se destaca ao explorar novas possibilidades no campo da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo digital. Trata-se da Carnaúba Valley, que incentiva o surgimento de startups na região norte do Piauí. O município também é reconhecido pela qualidade diferenciada de seu artesanato. Um desses destaques é a cestaria elaborada à base da fibra de carnaúba. Nesse contexto, a Associação Trançados da Ilha foi um dos locais de visita da comitiva de jornalistas.

O grupo conhecendo a riqueza dos trançados em palha de carnaúba. Crédito: Azimute.Fotos/Moises Saba Said

Também fez parte do circuito em Parnaíba, uma visita à deslumbrante Lagoa do Portinho e aos Lençóis Piauienses, onde o grupo se aventurou nas brancas dunas da região.

ILHA GRANDE – O CAMINHO DO DELTA

As famosas rendeiras dos Morros da Mariana, no município de Ilha Grande, localizado na maior ilha do Delta do Parnaíba, encantaram os profissionais de imprensa por preservarem a arte na qual os bilros são utilizados para tecer a linha, criando os belos e complexos desenhos que caracterizam essa renda, a qual é utilizada no adorno de peças de vestuário, acessórios, entre outros itens. Esse tipo de renda foi trazido ao Piauí por mulheres portuguesas no período colonial, ainda permanecendo viva, passando de geração em geração entre as mulheres rendeiras.

Visita às rendeiras dos Morros da Mariana. Crédito: Azimute.Fotos/Moises Saba Said

O ÚNICO DELTA EM MAR ABERTA DAS AMÉRICAS

Os jornalistas, na sequência da press trip, acessaram o Delta do Parnaíba via Porto dos Tatus, em Ilha Grande, para conhecer ilhas, ilhotas e igarapés, bem como a vasta região de manguezal (ecossistema litorâneo que ocorre na transição entre a terra firme e o mar), que conserva diversas espécies da flora e da fauna locais, sendo habitat de macacos bugios, jacarés, aves como guarás e tucanos, além do caranguejo-uçá. Depois, o grupo visitou a Baía dos Cajus para observar o espetáculo da natureza, que consiste na revoada dos guarás, uma espécie de ave típica do litoral atlântico da América do Sul, que se abriga nas regiões de mangues, especialmente no período de reprodução, sendo também conhecida como íbis-escarlate, guará-vermelho, guará-rubro e guará-pitanga.

O Delta do Parnaíba, foz do maior rio completamente nordestino, localizado entre os Estados do Piauí e do Maranhão, foi descoberto, segundo relatos locais, ainda no século XVI pelo navegador português da época das grandes navegações, Nicolau de Rezende. Rezende teria sofrido um naufrágio em sua caravela, que levava, supostamente, um carregamento de ouro. O navegador teria vivido 16 anos entre os indígenas da tribo Tremembé em busca dos bens perdidos, mas terminou por encontrar outro tesouro – a foz diferenciada do Rio Parnaíba, o terceiro maior delta do mundo e único das Américas em mar aberto.

DO LITORAL PARA O SERTÃO

Os cinco os jornalistas portugueses seguem, nesta sexta-feira (10), do mar para o sertão, onde visitarão o Parque Nacional Serra da Capivara, uma unidade de conservação nacional de proteção à natureza, localizado no sudeste piauiense, abrangendo os municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Também irão conhecer o Museu da Natureza e a Cerâmica Serra da Capivara, entre outros atrativos.

A press trip conta com apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e promoção da Visit Brazil Travel Association (VBRATA), que é uma organização sem fins lucrativos que está divulgando o Piauí como destino internacional do ano, por meio de uma campanha presente nos meios digitais com o mote “Bora ali, no Piauí?”.

QUEM SÃO OS JORNALISTAS PORTUGUESES

Os jornalistas que integram a Press Trip são profissionais de destaque no mercado de Comunicação português, a exemplo da jornalista Andreia Martins Sanches, representante do Fugas, suplemento de sábado do Jornal Público, um dos mais importantes veículos diários de Portugal. O suplemento, além da temática do turismo, apresenta conteúdos sobre restaurantes, vinhos, automóveis, viagens e lifestyle.

O grupo conta também com a presença do jornalista Arnaldo Manuel de Oliveira Martins, da revista Volta ao Mundo, uma publicação focada em viagens que é a mais antiga de Portugal nesse nicho de mercado.

A jornalista Amanda Lima, do Diário de Notícias, é outra profissional que participa da Press Trip. Ela representa o jornal mais antigo do mercado português, o qual tem grande reputação junto ao público-alvo por conta de sua valorosa equipe de profissionais.

Também integram a equipe de profissionais as jornalistas Cláudia Maria Rosado Silveira, da Ambitur Travel & Lifestyle, revista impressa de grande reputação em Portugal, a qual tem acompanhado as novas tecnologias de comunicação, contando com atualização permanente na internet; e Ana Margarida Correia Oliveira, representante do Sapo Viagens, integrante do portal de notícias mais importante do Portugal, o qual tem uma área dedicada a viagens, com grande destaque junto ao público.

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