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Comapi apresentará a marca Mel Mesmo na Bio Brazil Fair, grande evento do mercado de orgânicos

Novo produto foi desenvolvido pelo Polvo Lab em parceria com o Sebrae no Piauí
Por Misael Martins
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A Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) foi selecionada pelo Sebrae Nacional para participar da Bio Brazil Fair e Biofach América Latina 2022, que terá início amanhã (08) e prosseguirá até sábado (11), em São Paulo. Durante o evento, a entidade apresentará a nova marca Mel Mesmo, desenvolvida pelo Polvo Lab com apoio do Sebrae no Piauí.

A Bio Brazil Fair e Biofach America Latina são grandes vitrines do mercado de orgânicos na América Latina. Serão mais de 700 expositores do setor apresentando as principais novidades e inovações dessa cadeia produtiva. Somente no Brasil, por ano, o mercado orgânico gera mais de R$ 5 bilhões em faturamento.

Durante o evento a Comapi apresentará como novidade a marca Mel Mesmo, cujo nome foi escolhido para remeter à pureza do produto, sem aditivos de outros produtos e preservado de contaminação externa.

De acordo com a analista do Sebrae no Piauí, Mercês Dias, a marca surgiu como resultado da parceria entre o Polvo Lab e o Sebrae junto à cooperativa. “O lançamento oficial da Mel Mesmo será realizado durante a Biofach. O Sebrae por meio de consultorias e cursos em gestão vem apoiando a Comapi há vários anos. Essa parceria com a Polvo Lab é mais uma ação de sucesso que contribui para que a cooperativa atinja novos mercados e se destaque ainda mais”, comenta a analista. Ainda segundo Mercês, o Sebrae realiza diversas ações com foco na sustentabilidade, inovação e certificação do mel e outros produtos elaborados pela cooperativa.

A Comapi é atendida pelo Sebrae no Piauí por meio do programa Agronordeste que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural por meio da melhoria e do fortalecimento da atividade agropecuária de pequenos e médios produtores dos nove estados da região Nordeste e do norte de Minas Gerais.

A gerente administrativa da cooperativa, Janete Dias, destaca que um dos objetivos da entidade com a marca Mel Mesmo é investir mais no mercado interno. “Estamos em um momento de mudança e investimentos. Estamos focando no mercado interno e a perspectiva é aumentar nossas vendas. Já estamos fornecendo para uma grande rede e após essa apresentação na feira acreditamos que avançaremos mais. Estamos muito felizes com o apoio do Sebrae e da Polvo Lab”, salienta Janete.

O Polvo Lab é um Laboratório de Economia Criativa de Impacto que transforma iniciativas sociais em negócios rentáveis, sustentáveis e longevos. O laboratório também fomenta oportunidades para que negócios já estabelecidos possam inserir o impacto social em sua proposta de valor.

O laboratório viu potencial na região para modernizar a produção de mel orgânico e levá-lo aos principais mercados do país sem prejudicar o meio ambiente, gerando renda e desenvolvimento para toda a comunidade local.

“Nosso grande destaque é valorizar o trabalho do apicultor, tanto que é essa a imagem que está impressa no rótulo. Acreditamos que qualquer pessoa, seja no meio rural, metropolitano, no sertão ou em áreas de escassez de recurso, se tiver acesso a uma boa ferramenta ou a uma instrução de qualidade, consegue ser responsável pela autonomia da sua própria renda” ressalta Gabriella Marques, diretora do Polvo Lab.

Além dos investimentos na melhoria de todo o processo produtivo, escolha da embalagem e branding da marca, o Polvo Lab garante a compra do mel dos apicultores para ser revendido em supermercados. Com isso, os apicultores da região terão a renda dobrada em relação aos ganhos atuais.

Neste primeiro lote foi produzida uma tonelada do Mel Mesmo, embalado em potes de 255 gramas. O produto já está sendo comercializado em parceria exclusiva com a rede de supermercados St Marche em São Paulo.

Entre os componentes do Mel Mesmo, estão as vitaminas do complexo B, sais minerais, propriedades antibióticas e anti-inflamatórias. A alta qualidade garante certificações do Programa Alimento Seguro (PAS), assegurando as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e de normas internacionais, como a Fair Trade (FLO), além do selo de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e de Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Serviço:
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