Este mês, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, lançou uma consultoria tecnológica para melhoria da produtividade do rebanho leiteiro da região norte do Estado. A consultoria – focada em três áreas: qualidade do leite, pasto rotacional e silagem – será ofertada no âmbito do Programa Sebraetec, por meio do qual o Sebrae oferece subsídio de 70% do valor desses serviços especializados.
Os objetivos dessa ação são, além de aumentar a produtividade do rebanho, reduzir os custos de produção; implantar ou melhorar os manejos sanitário e forrageiro; inovar em ambiência e conforto animal; e auxiliar na tomada de decisão do produtor.

“Já visitamos produtores das cidades de São José do Divino, Parnaíba e Luís Correia. Próxima semana, estaremos em Cocal e Caraúbas do Piauí. A expectativa é que cerca de 40 produtores participem dessa consultoria, que deve contribuir para o incremento da comercialização e consequente aumento da renda dos envolvidos na atividade”, afirma a gerente do Escritório do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.
Ainda segundo Isabela, o Sebrae tem buscado também firmar parceria com proprietários de laticínios, que são atores importantes no processo de evolução da cadeia leiteira do norte piauiense. “A otimização da produção no campo reflete diretamente na qualidade dos produtos fabricados pelos laticínios. É um ciclo de melhoria que vai desde a produção e da fabricação até o consumidor final, que terá um produto de padrão superior”, acrescenta Isabela.
Para o empresário Merval Neres, proprietário da Laticínios Longá, essa iniciativa do Sebrae é importantíssima para melhorar a qualidade do leite produzido na região. “O Sebrae está de parabéns por mais essa ação. Hoje, a maior necessidade dos produtores é de acesso a tecnologias que possam otimizar os processos de produção. Todos os elos dessa cadeia produtiva saem ganhando com a melhoria da qualidade do leite, desde o produtor, passando pela indústria, até o consumidor. Teremos um produto com padrões de excelência. Acredito que o ganho de produtividade será em torno de 25%”, pontua.
A consultoria seguirá até dezembro, podendo ser estendida por mais alguns meses, a depender das necessidades dos produtores, que serão atendidos individualmente em suas propriedades.
Maiores informações no escritório do Sebrae em Parnaíba, localizado na Rua Josias de Moraes Corrêa, 728 – Nova Parnaíba; ou pelos telefones (86) 3322-4688/ (86) 98845-0014.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
