ASN PI
Compartilhe

Sebrae no Piauí divulga vencedores da etapa estadual do Prêmio de Educação Empreendedora

Cinco professores do Estado concorrerão na etapa nacional da premiação
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

Na última sexta-feira (03), o Sebrae no Piauí divulgou os vencedores da etapa estadual da segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, iniciativa que faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013, com impacto em sete milhões de estudantes, por meio da capacitação de 270 mil professores.

Dividida em cinco categorias – Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior – a premiação tem como objetivo identificar, estimular, reconhecer e valorizar as melhores práticas de educação empreendedora no Brasil, realizadas por professores de instituições de ensino públicas e privadas.

“Essa premiação dá visibilidade a práticas de sucesso de educação empreendedora do Piauí e do Brasil. É um reconhecimento aos profissionais que buscam fazer a diferença em sala de aula, mostrando para os alunos alternativas para se destacar na vida acadêmica e profissional. São práticas que podem ser multiplicadas e que contribuem para disseminar o empreendedorismo entre crianças, jovens e adultos. Independente do resultado, todas as iniciativas são merecedoras de louvor”, pontua o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

No Piauí, 21 projetos concorreram nesta segunda edição do certame, sendo doze finalistas, que receberam troféus e certificados. Os projetos finalistas precisaram atingir uma pontuação mínima e atender a todos os requisitos do edital.

Entre os finalistas, foram escolhidos os vencedores de cada categoria, que ganharam uma bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 e participarão, presencialmente, da cerimônia de premiação nacional, que está prevista para acontecer em abril de 2022, em Brasília.

OS VENCEDORES

Na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais teve apenas o troféu ouro, que ficou com a professora Maria Luíza Pereira Dionísio Sousa, da Escola Municipal Porfirio Mendes de Moura, da cidade de Inhuma.

“Estou muito feliz com esse reconhecimento. Estimular o empreendedorismo é o melhor que podemos fazer pelos nossos alunos. Eu acredito que a educação empreendedora tem o poder de revolucionar e fazer a diferença”, afirma a professora Maria Luíza.

O professor Gonçalo Lopes da Silva Neto, do Centro Integrado de Ensino Fundamental, CIEF, da cidade de Piracuruca, foi o grande vencedor da categoria Ensino Fundamental Anos Finais, que teve troféus ouro, prata e bronze. O troféu prata ficou com a professora Wanderleia Maria da Conceição Sousa, do Instituto Barros de Ensino, Ibens, de Oeiras. E o bronze com a professora Maria Dionésia Santos da Silva, do Centro Integrado de Ensino Fundamental, CIEF, de Santa Cruz do Piauí. 

“Estou muito feliz em ter esse reconhecimento na minha vida profissional. Meus alunos foram os protagonistas desse prêmio”, declara o professor Gonçalo Lopes.

Na categoria Ensino Médio foram somente troféus ouro e prata, os quais ficaram com os professores Joesley Lopes da Silveira, do Ibens de Oeiras, e Suelma Oliveira Campos, do CETI Pedro Coelho de Resende, de Boa Hora, respectivamente.

Já na categoria Ensino Profissional, o troféu ouro foi para o professor Reginaldo Gomes de Lima Junior, do IFPI de Corrente. O prata e o bronze foram para os professores Shayana Sharlany de Sousa Torres e Nestor de Castro Brito Junior, respectivamente. Os dois professores são do Senac de Teresina.

Na categoria Ensino Superior, o professor Rodrigo Augusto Rocha Sousa Baluz, do campus da Uespi de Parnaíba conquistou o troféu ouro. Jessica Oliveira Soares, do IFPI de Pedro II levou o troféu prata, e Gustavo Alves Pereira, do campus da UFPI de Bom Jesus, ficou com o troféu bronze.

“A educação superior precisa passar por um processo de mudança. Levar a cultura empreendedora para dentro da sala de aula é fundamental. E esse prêmio reforça a certeza de que promover o empreendedorismo no ambiente acadêmico pode gerar grandes resultados”, comenta o professor Rodrigo Baluz.

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora conta com a parceria do Ministério da Educação e apoio técnico do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Instituto Porvir.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi