ASN PI Atualização
Compartilhe

Sebrae lança Projeto de Turismo Gastronômico

Iniciativa beneficiará cerca de 80 empresas de Teresina e Campo Maior
Por Antônia Pessoa
ASN PI Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Piauí lançou esta semana o Projeto Fortalecimento do Turismo Gastronômico de Teresina e Região, que beneficiará empresas de alimentação fora do lar, turismo rural, artesanato, hospedagem e receptivo.

Estiveram presentes na solenidade o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha; a superintendente da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí, Carina Câmara; o coordenador de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, Eneas Barros; o superintendente do Senar no Piauí e conselheiro do Sebrae no Estado, Diego da Paz; o presidente da Câmara Setorial de Turismo do Estado do Piauí, Alex Souza; o presidente da Abrasel e do Sinhores no Piauí, Eduardo Rufino; entre outras lideranças do trade turístico e empresários do setor de bares e restaurantes.

“A gastronomia foi bastante impactada pela pandemia. Pensamos esse projeto justamente para esse momento de retomada, levando em consideração o potencial desse setor para a geração de emprego e renda. Nos unimos a instituições e empresários para fortalecer a governança e construirmos uma ação bem estruturada para gerar valor para as empresas e para a economia do Estado. Iremos com a força da nossa regionalidade criar um diferencial competitivo para os nossos destinos turísticos, melhorando cada vez mais a experiência dos visitantes em Teresina e Campo Maior”, comentou o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, durante a solenidade de lançamento do projeto.

Entre as atividades do projeto, que terá duração de cerca de dois anos e meio, estarão 10 palestras com profissionais de referência no mercado, 58 oficinas com temáticas atuais, mais de 12 mil horas de consultorias com especialistas de renome e 5 missões empresariais.

“Agradecemos ao Sebrae por mais essa iniciativa, que beneficia os empreendimentos gastronômicos. Nesse evento, tivemos a oportunidade de conhecer a experiência de um dos mais renomados restaurantes do país, o Mocotó, que é comandado pelo chef Rodrigo Oliveira. Estamos saindo de um momento difícil e é importante um projeto como esse”, pontuou o presidente da Abrasel e do Sinhores no Piauí, Eduardo Rufino.

De acordo com a superintendente da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí, Carina Câmara, o Sebrae é um dos grandes parceiros do turismo do Estado. “Essa é uma instituição que está presente em todos os momentos e tem know how na execução de projetos inovadores. Com esse incentivo à gastronomia, conseguiremos criar novas experiências para os visitantes, agregando valor ao turismo local”, destacou.

Na ocasião, o chef Rodrigo Oliveira, que comanda o Restaurante Mocotó, um dos mais famosos da capital paulista, proferiu a palestra Regionalidade, Originalidade e Inovação na Cozinha durante o Painel Turismo Gastronômico – Desenvolvendo Negócios e Fortalecendo Destinos. O painel contou ainda com a participação de Alan Claumann, coordenador estadual de Projetos de Turismo e de Indicações Geográficas do Sebrae em Santa Catarina, que tratou da importância de ter uma cesta de produtos com identidade local; e Nicole Facuri, diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Ministério do Turismo, que apresentou o projeto Gosto pelo Brasil, uma política pública do Governo Federal. A moderação foi feita consultor empresarial Rafael Leonardo de Oliveira.

“Muitos cultuam a exclusividade. Mas uma gastronomia verdadeira e poderosa deve ser inclusiva, está ao alcance de todos. E independente das adversidades, todos os dias devemos fazer as melhores entregas para os nossos clientes, lembrando de que tradição é a inovação que deu certo. Aproveitar o que é peculiar e local é a ponta de lança para uma gastronomia de sucesso. É necessário investir também na diversidade, que é uma das características mais marcantes dos grandes destinos gastronômicos do mundo”, disse Rodrigo em sua palestra.

Mais informações sobre o Projeto Fortalecimento do Turismo Gastronômico de Teresina e Região podem ser obtidas na Unidade Regional do Sebrae em Teresina, localizada na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou pelo telefone (86) 3216-1332.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/