ASN PI
Compartilhe

Sebrae e parceiros iniciam criação de Plano de Ação Estratégico de Mercado para o Litoral Piauiense

Iniciativa faz parte das atividades do Projeto Recomeçar Turismo, executado pelo Sebrae no Piauí
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

Teve início esta semana as atividades voltadas para a elaboração do Plano de Ação Estratégico de Mercado do Litoral Piauiense. A iniciativa faz parte da segunda fase do Projeto Recomeçar Turismo, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

A primeira fase do projeto iniciou em junho, tendo como foco auxiliar as empresas de turismo da Rota das Emoções na retomada das atividades, já que o setor foi um dos mais afetados pela pandemia do Coronavírus. Mais de 40 empresas participaram de consultorias gratuitas do Programa Sebraetec, nas seguintes áreas: Boas Práticas Higiênico Sanitárias e Cuidados contra a Covid-19; Transformação Digital; e Comunicação Visual.

Em setembro, começou a segunda fase do Recomeçar Turismo, mais voltada para questões gerenciais e de mercado. A ideia é contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios do segmento do turismo, no período de pós pandemia.

“Encerramos a primeira fase, em que foi trabalhada a implementação dos protocolos. Nessa segunda fase já temos 25 empresas recebendo consultoria nas áreas de Organização, Controle e Planejamento Financeiro; e de Marketing Digital. Agora demos início às atividades voltadas para a construção coletiva de um Plano de Ação Estratégico de Mercado”, informa a gerente do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

O plano de ação tem como objetivo consolidar o posicionamento da Rota das Emoções, ampliando a comercialização dos destinos do litoral piauiense de maneira integrada. O foco é também estabelecer estratégias para aumentar o fluxo de visitantes e gerar mais receita para as empresas do segmento do turismo.

Além do Sebrae, outros atores serão envolvidos na construção do plano: secretarias municipais de Turismo; Secretaria de Turismo do Estado do Piauí; conselhos municipais de Turismo; associações e entidades privadas com atuação no segmento turístico; Litoral Piauiense Convention & Visitors Bureau; gestores e proprietários de meios de hospedagem, agências de receptivo, estabelecimentos de alimentação fora do lar e organização de eventos de cunho turístico; e gestores de atrativos turísticos e unidades de conservação.

Além das consultorias de Organização, Controle e Planejamento Financeiro; e de Marketing Digital; e da elaboração do Plano de Ação, que é uma estratégia focada na área de mercado, estão previstas também nessa segunda fase do projeto capacitações para participação em Encontros de Negócios; e de Gastronomia, com vistas ao Festival Gastronômico Sabores da Rota.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/