Na manhã de hoje (22), os diretores executivos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, Mário Lacerda e Delano Rocha, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, CRC, Regina Pacheco, assinaram um convênio de cooperação geral entre as duas instituições.
Por meio desse convênio, o Sebrae conjugará esforços com o CRC para o desenvolvimento dos profissionais contábeis, melhoria do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo, disseminação de conhecimento e apoio às micro e pequenas empresas. Entre essas ações está a implementação do Programa Contador Parceiro.

“O Sebrae está apoiando fortemente os pequenos negócios para enfrentarem a crise. Nossa equipe está focando na entrega de soluções online que tratam de marketing, gestão, inovação, finanças e outros assuntos. O programa Contador Parceiro também é um vetor de fortalecimento para os pequenos negócios, que pode contribuir para a sobrevivência das empresas. Os escritórios de contabilidade se tornam a extensão do que o Sebrae pode oferecer aos empreendedores”, comenta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
Por meio do Contador Parceiro, será disponibilizada uma trilha de conhecimento para contadores. A meta é habilitar 100 mil profissionais, em todo o país, criando uma rede de atendimento estendida do Sebrae, com capacidade para atender mais de 500 mil pequenos negócios, até abril de 2023.

“Essa parceria entre o Sebrae e o CRC é muito importante. Já temos contadores que fizeram a capacitação. Esse programa contribui para que os escritórios de contabilidade inovem e, mais que isso, possam cumprir o papel social de fortalecer a economia do país”, destaca a presidente do CRC no Piauí, Regina Pacheco.
Após a assinatura do convênio, a analista do Sebrae Nacional, Graziely Vilela, apresentou mais detalhes do programa. Entre os temas a serem trabalhados na trilha do Contador Parceiro estão medidas provisórias sobre a Covid-19 que beneficiam empresas; protocolos de retomada econômica; Lei Geral de Proteção de Dados, finanças, tendências, gestão, marketing, liderança, e outros assuntos. A trilha é composta por 13 módulos, divididos em 4 blocos. Ao todo, o curso tem carga horária de 80 horas.
Em seguida, o contador e membro do Conselho Federal de Contabilidade, CFC, Joaquim Bezerra, ministrou a palestra Contabilidade 4.0. De acordo com o palestrante, os profissionais da contabilidade devem estar sempre buscando se qualificar para apresentar novos serviços para os clientes.
“Os profissionais dessa área devem se adequar as linguagens e novas formas de trabalho da indústria 4.0. É imprescindível que o contador tenha conhecimentos sobre gestão, tecnologia e tendências para serem assertivos no atendimento aos empresários”, afirma Bezerra.
Maiores informações e inscrições para o programa Contador Parceiro no endereço eletrônico https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceriacfc .
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
