A criação do Plano Municipal de Retomada das Atividades Econômicas é o principal objetivo da Consultoria Estratégica para Reabertura da Economia, ofertada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, para prefeituras municipais do Estado.
A iniciativa pioneira, que deve ser replicada para todo o Sistema Sebrae, foi pensada como forma de contribuir para organizar a reabertura da economia nas pequenas cidades e garantir um retorno seguro das atividades. Onze prefeituras do Piauí já contrataram a consultoria, que tem duração de 36 horas, com encontros remotos e presenciais. São elas: Antônio Almeida, Bom Jesus, Cajazeiras, Cajueiro da Praia, Cocal de Telha, Corrente, Cristino Castro, Demerval Lobão, Luís Correia, Santa Cruz dos Milagres e Uruçuí.

“O Sebrae no Piauí é o pioneiro na realização dessa consultoria inovadora. Ficamos muito satisfeitos pelo reconhecimento do nosso trabalho, que agora será replicado para outros Estados. O foco foi, além de dar continuidade às ações de políticas públicas do Sebrae, contribuir para um retorno organizado e seguro das atividades, mitigando os efeitos da crise para os pequenos negócios, que são a mola propulsora da economia dos municípios”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
Entre as ações desenvolvidas no âmbito da Consultoria Estratégica para Reabertura da Economia estão: criação do Comitê de Enfrentamento à Crise, com a participação de atores chaves no processo; coleta de dados para elaboração do plano individualizado do município; confecção da Minuta de Termo de Compromisso e Responsabilidade para ser assinado pelos empresários; e criação do Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas, que deve ser amplamente divulgado em âmbito municipal.

“A Unidade de Políticas Públicas tem atuado junto aos gestores municipais para auxiliá-los na retomada econômica. Primeiro, foi criado o e-book Medidas de Apoio a Gestão Municipal – A Reabertura Estratégica das Atividades e o Incentivo à Dinamização da Economia Local. Depois, realizamos uma palestra online abordando os principais tópicos da publicação. E por fim, idealizamos essa consultoria para que as prefeituras pudessem colocar em prática as estratégias apresentadas no e-book, contando com o auxílio de um especialista para a elaboração do Plano Municipal de Retomada das Atividades”, explica o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.
Sete municípios já concluíram seus Planos de Retomada: Demerval Lobão, Cajueiro da Praia, Cristino Castro, Bom Jesus, Corrente, Antônio Almeida e Luís Correia. Todos os planos contêm: Evolução dos Casos de Covid-19 no município; Medidas de Enfrentamento; Fases de Flexibilização; Proposta de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais; Calendário de Retomada; e Protocolos de Segurança.

“A consultoria do Sebrae nos ajudou a ter um planejamento ordenado e um regramento claro das medidas que precisam ser obedecidas nos estabelecimentos para o funcionamento seguro do comércio e demais atividades. Isso facilita bastante o trabalho de controle da Vigilância”, declara a coordenadora da Vigilância Sanitária de Bom Jesus, Elke Paline Alencar.
Em Demerval Lobão, além do Plano de Retomada, foi elaborada também uma cartilha, que será impressa e distribuída tanto no município como em outras cidades.
“A consultoria do Sebrae chegou em um momento bastante oportuno. Nós já tínhamos o Plano Municipal de Contingência, que serviu de base para o Plano de Retomada, um documento mais abrangente e com novas diretrizes para o funcionamento seguro das atividades. Estamos mais seguros e organizados e trabalhando para que as empresas estejam adequadas às exigências do Pro Piauí, programa do Governo do Estado”, pontua a secretária de Saúde de Demerval Lobão, Ivanara Brandão.
Outra cidade que definiu estratégias além do Plano de Retomada foi Luís Correia. Os empresários locais que assinarem o Termo de Compromisso, atendendo a todos os protocolos estabelecidos, receberão uma certificação da prefeitura municipal.
Maiores informações sobre essa consultoria podem ser obtidas na Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Piauí, por meio dos telefones (86) 3216-1395 e (86) 3216-1368; ou nos escritórios regionais da instituição, localizados em Bom Jesus, Floriano, Picos e Parnaíba.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
