ASN PI
Compartilhe

Rota das Emoções ganha voo comercial e deliberação para transporte off road

Conquistas prometem fomentar ainda mais o turismo no litoral do Piauí
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

Este mês, foram registradas duas grandes conquistas para a Rota das Emoções: a deliberação para o transporte off road, que não será regulamentado ou fiscalizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e voos regulares da companhia Voepass, ligando cidades do roteiro.

Ambas as conquistas são fruto do esforço de empresários, gestores e instituições, como é o caso do Sebrae no Piauí, que têm trabalhado fortemente para fomentar o turismo no litoral do Estado.

“A deliberação sobre o transporte off road resolve um problema antigo dos empresários que atuam na Rota. Já os voos para Parnaíba devem contribuir para viabilizar ainda mais o turismo no nosso litoral. E nós que fazemos o Sebrae, entidade que há vários anos vem trabalhando a Rota das Emoções, só temos a comemorar e a agradecer àqueles que se dedicaram a buscar e trazer melhorias para esse roteiro, como é o caso do ministro Ciro Nogueira, que foi fundamental nas articulações necessárias para que hoje possamos comemorar essas conquistas”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

Freitas Neto esteve presente no voo inaugural da Voepass para Parnaíba, juntamente com o ministro chefe da Casa Civil, senador piauiense Ciro Nogueira; deputada federal Iracema Portela; deputados estaduais, Lucy Silveira, Júlio Arcoverde e Flávio Nogueira, que também é secretário de Estado do Turismo; diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda; entre outras autoridades, empresários e convidados.

“Essas conquistas, que hoje celebramos, reforçam o meu sentimento de dever cumprido e fazem parte da minha trajetória em defesa do nosso Estado. Quero agradecer aos dirigentes da Voepass pela sensibilidade e visão de investir nessa região. A inclusão da Rota das Emoções, em especial de Parnaíba, na malha aérea regional, num momento importante para o turismo interno, que ganhou força com a pandemia, é sem dúvida uma grande conquista, já que o sucesso do Piauí passa pela cidade de Parnaíba. Fico feliz em ver pessoas que há mais de 20 anos lutam pelo turismo do nosso litoral colhendo os frutos daquilo que plantaram durante toda uma vida. Agradeço também ao Sebrae, não só pelo trabalho que realiza em prol do desenvolvimento do Piauí, mas também pelo reconhecimento do meu empenho para as conquistas citadas”, declara o ministro chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira.

De acordo com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, as conquistas demoraram, mas chegaram. “Vocês não imaginam o potencial da nossa cidade, que está cada vez mais organizada. Esperamos receber milhares de turistas, lotando os nossos hotéis e pousadas, e movimentando os nossos restaurantes, que têm uma culinária espetacular, e porque não dizer, a melhor do mundo”, comenta.

TRANSPORTE OFF ROAD

A ANTT publicou, no dia 03 de dezembro no Diário Oficial da União, a Súmula nº 12, que deliberou que não faz parte da competência da agência regular e fiscalizar o transporte off road de passageiros, já que esse transporte é realizado em veículos de categoria M1, considerados individuais. Cabe à ANTT fiscalizar o transporte nas categorias M2 ou M3, que são veículos coletivos.

“Esse é um momento importante para todos que lutam pelo desenvolvimento econômico do Piauí atrelado ao turismo. Hoje, além das belezas naturais, temos empreendedores fazendo a diferença, com equipamentos e serviços que não deixam a desejar a lugar nenhum do Brasil e do mundo. E para nós que fazemos o Sebrae, instituição que há quinze anos trabalha a Rota das Emoções, é uma imensa satisfação ver paradigmas sendo quebrados e conquistas sendo alcançadas, como é o caso da inclusão do aeroporto de Parnaíba na malha aérea da Voepass e da deliberação sobre o transporte off road, algo que já vínhamos pleiteando há bastante tempo”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Para o empresário Marcos Fonteles, proprietário da Eco Adventure Tour, empresa que atua com o transporte off road na Rota das Emoções, essa conquista garante mais tranquilidade no transporte de turistas no roteiro. “Podemos fazer o nosso trabalho sem medo de sofrer penalidades. Tiro o chapéu para a turma do Sebrae e para o ministro Ciro Nogueira por essa vitória para o turismo do Piauí”, comenta Fonteles.

A deliberação da ANTT preserva a segurança jurídica e beneficia diretamente as empresas que atuam não só na Rota das Emoções com o transporte em carros tipo 4×4, mas todas as empresas do país que prestam esse tipo de serviço. Essas empresas, por diversas vezes, já foram notificadas pela ANTT, por não estarem legalizadas junto ao órgão, o que causava muito insegurança na operação, além de prejuízos financeiros.

“Essa era uma luta antiga dos empresários que operam o transporte off road na Rota das Emoções. Nunca tínhamos conseguido legalizar os veículos 4×4. E com a liderança do Sebrae e apoio do ministro Ciro Nogueira obtivemos essa vitória, que nos deixa muito. satisfeitos”, declara o empresário Janilson Veras, da Clip Turismo, que tem sede em Parnaíba.

O superintendente de Turismo de Parnaíba, Joaquim Vidal, parabenizou o Sebrae por ter liderado o processo junto a ANTT. “Nosso agradecimento ao Sebrae por esse trabalho, que resultou em algo bastante positivo para todos que atuam na Rota das Emoções”, pontua Vidal.

A Rota das Emoções é um roteiro integrado que envolve destinos no Piauí, Ceará e Maranhão, ligando esses três Estados pela via do turismo.

-

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi

-