ASN PI
Compartilhe

Programa de Educação Empreendedora do Sebrae transforma a realidade de estudantes no Piauí

Instituição oferece soluções para alunos do ensino fundamental, médio, superior e profissional
Por Misael Martins
ASN PI
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, desenvolve o Programa de Educação Empreendedora em todo o Estado. Uma das soluções desse programa é o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP, que incentiva a prática do empreendedorismo entre os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“As atividades do JEPP sempre foram presenciais. Desde o ano passado, devido a pandemia, adaptamos o 8° e o 9º ano para o formato online. Vale destacar que mesmo participando da modalidade remota, os alunos receberam os livros do JEPP, que são os materiais didáticos para auxiliar os estudos”, comenta a analista do Sebrae no Piauí, Bruna Lopes.

No Projeto JEPP, cada ano do Ensino Fundamental possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo. As apostilas têm linguagem adequada à idade dos alunos. São ilustradas, coloridas e construídas de tal forma que se constituem em material de leitura, elaboração, registro e fundamentação tanto para os estudantes, quanto para os professores.

De acordo com Bruna Lopes, 20 municípios aderiram ao projeto de empreendedorismo nos últimos meses. “O Sebrae está sempre em contato com as secretarias de Educação dos municípios para inserir a educação empreendedora nas escolas da rede pública. Nessa sensibilização e mobilização, contamos com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação”, acrescenta a analista.

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Undime e secretária de Educação do município de Domingos Mourão, Érica Graziela Melo, destaca a importância da metodologia para os alunos. “Sou defensora do ensino de empreendedorismo para as crianças e jovens. É muito importante oferecer novos conhecimentos e novas possibilidades a esses estudantes. Com o JEPP, pude perceber que é possível transformar a realidade e mudar vidas. Temos bons exemplos de alunos que estão usando esse aprendizado no dia a dia”, comenta Érica.

Déric Rodrigues, 14 anos, é um dos estudantes beneficiados pelo JEPP em Domingos Mourão. “Aprendi bastante com as aulas de Empreendedorismo Social. Tive várias ideias para ajudar minha mãe a divulgar o artesanato que ela produz. Abri uma página no Facebook e estou postando fotos dos produtos. Durante as aulas sobre empreendedorismo temos a chance de perceber que podemos fazer diferente”, comenta.

Já Manoel Araújo, estudante do 9º ano, destaca que por meio da metodologia aprendeu conteúdos importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Sempre tive interesse em saber como funciona uma empresa e eu gosto de aprender coisas novas. Com as aulas do JEPP comecei a pensar em como ter um negócio. No momento estou fazendo design de sobrancelhas e quero me aperfeiçoar nesse ramo. Além disso, aprendi muito sobre marketing, atendimento ao cliente e hoje já divulgo o que faço nas redes sociais”, afirma.

Além do JEPP, que pode ser aplicado tanto nas escolas públicas como privadas, o Programa de Educação Empreendedora inclui outras soluções para alunos do Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior.

Para saber mais sobre esse programa, os interessados devem procurar a Unidade de Gestão de Soluções e Cultura Empreendedora do Sebrae no Piauí, localizada na sede da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou os escritórios regionais do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/