Donos de pequenos negócios interessados em aumentar a produtividade e competitividade de suas empresas podem se inscrever gratuitamente no Programa Brasil Mais por meio do portal www.gov.br/brasilmais para receber atendimento gratuito e personalizado para inovar e melhorar a gestão da empresa. As inscrições para esse ciclo encerram dia 30 de junho.
Os empresários atendidos por meio do Brasil Mais recebem soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. O atendimento é feito pelos Agentes Locais de Inovação, ALI, que são profissionais bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, capacitados pelo Sebrae para realizar esse trabalho.

Essa iniciativa busca melhorar nas empresas as habilidades de percepção, pensamento crítico, capacidade de ordenamento, planejamento de curto e longo prazo, liderança, controle, capacidade de decisão, reorganização produtiva, adoção da cultura de melhoria contínua e identificação de oportunidades de investimento pelo desenvolvimento das capacidades de gestão nas diversas áreas necessárias ao bom funcionamento de uma empresa, tais como gestão do desempenho, indicadores, operações e vendas, qualidade, estratégica, produção, conhecimento, capital humano, digitalização, entre outras.
A execução dos trabalhos se dá em dois eixos: Melhores Práticas Produtivas, disponível para a indústria; e Melhores Práticas Gerenciais, ofertado para empresas de todos os setores, desde que sejam de microempresa ou empresa de pequeno porte.
Ao se cadastrar no programa, no site www.gov.br/brasilmais , a empresa escolhe em qual dos eixos tem interesse em ser atendida, responde a um questionário de autodiagnóstico para avaliar o seu grau de maturidade de produção ou de gestão, e é encaminhada para o atendimento assistido.
Na plataforma do Brasil Mais, as empresas também têm acesso a informações sobre os serviços e atendimentos personalizados, ferramentas de autoavaliação e conteúdos que auxiliam na melhoria da gestão e da produtividade. “Esse programa foca no desenvolvimento das capacidades gerenciais com referência nas melhores práticas mundiais para apoiar os empresários na inovação e economia 4.0”, comenta a analista do Sebrae no Piauí, Lúcia Loiola.
Os atendimentos terão duração de 2 a 6 meses. Nacionalmente, a meta é realizar em torno de 120 mil atendimentos até dezembro de 2022, considerando todos os eixos e fases de atendimento do programa.
O programa é uma ação conjunta do Governo Federal, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai; e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI; contando com a parceria do CNPQ.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
-
