O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizou hoje (23), o oitavo encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional, Líder Planície Litorânea. O evento aconteceu no Escritório Regional da instituição em Parnaíba.
Nessa etapa do programa, o objetivo foi validar a Agenda de Desenvolvimento Econômico Regional e promover a organização institucional do grupo, preparando-o para o estágio de autogestão, a ser consolidado nos fóruns que acontecerão nas próximas fases.
“Os avanços conquistados pelo grupo contribuíram para fortalecer a integração dos participantes voluntários, favorecendo ainda a validação da Agenda de Desenvolvimento Econômico. O encontro foi um momento para firmar os compromissos e ajustar o que fosse necessário na Agenda”, destaca o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.
Na primeira parte do evento, os líderes refletiram sobre os impactos da pandemia do Coronavírus. Para o professor universitário Rodrigo Baluz, a pandemia mostrou como é importante a união de todos. “Durante esse período, percebemos que a parceria e a cooperação serão cada vez mais importantes para a geração de novos negócios e para o desenvolvimento. E o Líder representa essa coesão. Além disso, foi um momento de aprendizado e reinvenção e do avanço do uso de recursos tecnológicos”, pontua.
A programação do evento contou ainda com a realização de oficinas, tratando sobre identidade do grupo, apresentação dos compromissos e metas, bem como a validação da Agenda de Desenvolvimento Econômico para a região litorânea do Piauí.
Durante a validação da Agenda de Desenvolvimento, os participantes apresentaram os principais objetivos nos eixos de Agroindústria, Empreendedorismo e Inovação, e Comércio e Serviços. Entre as principais ações elencadas pelos lídres para alcançar os resultados, está a articulação de parcerias para a promoção do desenvolvimento regional sustentável, pela via dos pequenos negócios. O grupo também salientou a importância de buscar outras pessoas que possam contribuir para a otimização dos resultados.
Segundo o diretor administrativo da Associação Comunitária de Radiodifusão Cultural Morro Branco, localizada no município de Ilha Grande, Alex Lauriano, participante do subgrupo de Empreendedorismo e Inovação, é muito importante fomentar a inovação na região do litoral piauiense. “Entre as nossas metas estão a criação de espaços para que os empreendedores possam se reunir e desenvolver soluções criativas, firmar parcerias com entidades que tenham expertise no segmento de tecnologia, e fortalecer ainda mais o nosso grupo de líderes”, afirma.
Para a secretária de Cultura de Cocal dos Alves, Rosilda Vieira, o Líder tem sido muito valioso. “A partir dos conhecimentos e das informações adquiridas no programa, tivemos a ideia de organizar um grupo para promover ações de integração entre os empreendedores da nossa região. Essa ação foi muito importante, especialmente durante a pandemia, quando o grupo integrado conseguiu se reinventar e gerar ganhos na comunidade”, comenta.
No oitavo encontro do Líder foram também entregues certificados para os participantes, num reconhecimento à dedicação de cada um deles para o sucesso do programa.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/