Este mês, o Sebrae no Piauí encerrou as ações do primeiro ciclo do Programa Brasil Mais, com premiação das empresas que alcançaram o maior índice de produtividade a partir das melhorias sugeridas pelos Agentes Locais de Inovação (ALI). Os ALI são os profissionais que atendem gratuitamente as micro e pequenas empresas que participam do programa, que é uma ação conjunta do Governo Federal, Sebrae, Senai e ABDI em parceria com o CNPq.

“Concluímos as ações do primeiro ciclo do Brasil Mais, que teve duração de quatro meses, com excelentes resultados em índice de produtividade das empresas atendidas. Os indicadores de melhoria das empresas do segundo ciclo, que encerrou em outubro, serão conhecidos em fevereiro. O terceiro ciclo iniciou em novembro e temos somente 35 vagas disponíveis para serem preenchidas até o dia 19 deste mês. A ideia é promover a inovação nas empresas, contribuindo para o avanço desses empreendimentos no mercado”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
A empresa Mel Store, de Teresina, conquistou o primeiro lugar em índice de produtividade no primeiro ciclo do programa. Já a Quality Limpa Fossas, também de Teresina, ficou em segundo colocado. Em terceiro lugar, ficou a empresa Flor de Lis Turismo, da cidade de Floriano.
“Essa premiação visa reconhecer e valorizar as empresas que buscaram inovar e implementaram melhorias significativas na gestão e nos processos, alcançando altos índices de produtividade. A nossa ideia é também destacar a eficácia do Brasil Mais, incentivando que mais empresas participem do programa, que é totalmente gratuito e personalizado”, comenta a analista do Sebrae no Piauí e gestora do Brasil Mais no Estado, Lúcia Oliveira.
Além de premiação das empresas, o evento que marcou o encerramento das ações do primeiro ciclo do Brasil Mais, em que foram atendidas 295 empresas, contou com oficina de capacitação para os ALI, palestra sobre a importância e resultados do programa, apresentação do case de sucesso da startup TRON e exposição de produtos prototipados pelas empresas que já participaram do Brasil Mais.
O BRASIL MAIS
O Brasil Mais oferece aos empresários soluções para melhorar a gestão, inovar processos, reduzir desperdícios e custos, e melhorar o faturamento. O atendimento in loco, gratuito e personalizado, é feito pelos ALI, que são bolsistas do CNPq, capacitados pelo Sebrae para desenvolver esse trabalho.
“De março a outubro deste ano, já foram atendidas 556 empresas no Estado, durante os ciclos 1 e 2 do programa. O ciclo 3, que conta com pouquíssimas vagas disponíveis, seguirá até março de 2022. Já as ações do programa seguirão até outubro, com mais dois ciclos a serem realizados, totalizando cerca de 1,2 mil micro e pequenas empresas atendidas no Estado”, informa Lúcia Oliveira.
Ao longo de cada ciclo do programa, os quais tem duração de quatro meses, são realizados encontros coletivos virtuais e encontros individuais com o Agente Local de Inovação. Neste percurso, o empresário é conduzido por uma jornada para inovar na gestão e nos processos da empresa. Além disso, o participante pode receber consultorias especializadas do Sebrae.
A ideia é melhorar nas empresas as habilidades de percepção, pensamento crítico, capacidade de ordenamento, planejamento de curto, médio e longo prazos, liderança, controle, capacidade de decisão, reorganização produtiva, adoção da cultura de melhoria contínua e identificação de oportunidades de investimento.
As inscrições para o terceiro ciclo do programa seguem até o dia 19 de dezembro, com vagas limitadas. Maiores informações no portal www.gov.br/brasilmais.
-
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
