Acontece até hoje (16) em Teresina o Encontro Regional dos Agentes Locais de Inovação (ALI), selecionados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae no Piauí) para atuação no Programa Brasil Mais. No primeiro ciclo do programa, executado de março a junho deste ano, foram atendidas cerca de 250 empresas. Para o novo ciclo, a meta é atender 300 empresas em todo o Estado.
O foco do Brasil Mais é contribuir para tornar os pequenos negócios mais produtivos e rentáveis. Até o final de 2022, devem ser atendidas 1,3 mil empresas no Piauí e 100 mil em todo o país. O atendimento gratuito é feito pelos ALI, que são profissionais bolsistas do CNPQ, capacitados pelo Sebrae para realizar esse trabalho de ajudar os pequenos negócios a inovar, melhorar a gestão e aumentar a produtividade para faturar mais.

“Esse encontro dos ALI é justamente para que possamos fazer um balanço do que foi feito no âmbito do programa até aqui e discutir pontos de melhoria para o ciclo que iniciou agora em julho. Essa troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas devem favorecer, sobremaneira, o atendimento aos pequenos negócios, fazendo com esse trabalho se dê da forma mais eficiente e assertiva possível”, pontuou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, durante sua participação no Encontro Regional dos ALI.
Ainda durante a conversa com os agentes de inovação, Mário Lacerda destacou que é muito importante levar para as empresas todo o conhecimento e as técnicas necessárias para que elas possam inovar e ter ganhos de performance e produtividade, reduzindo os custos e aumentando o faturamento “Queremos chegar ao final de cada ciclo com a missão do Sebrae sendo fielmente cumprida, que é ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável”, destacou.

Durante o encontro, além de discutir a operacionalização do Brasil Mais, serão apresentadas também as atualizações do portfólio de soluções do Sebrae, além de realizadas palestras sobre Gestão Empresarial, Gestão Financeira – Indicadores de Produtividade e Gestão da Inovação. Na ocasião, os ALI conhecerão ainda as novas diretrizes e orientações gerais mais recentes do Brasil Mais.
O PROGRAMA BRASIL MAIS
O Brasil Mais é um programa totalmente gratuito, criado por meio de iniciativa conjunta do Governo Federal, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai; e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI; contando com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ.
Nesse programa, as empresas selecionadas pelo Sebrae recebem acompanhamento técnico contínuo dos ALI por um período de 4 meses, sendo seis encontros individuais e três coletivos, incluindo um Sprint de Inovação com mapeamento do problema e indicação das melhores soluções – rápidas, de baixo custo e alto impacto – para alavancar os pequenos negócios.
Entre as áreas trabalhadas durante a Jornada da Inovação para a Produtividade, metodologia do programa – focando a inovação de processos, redução de custos e aumento da capacidade produtiva e gerencial – estão Gestão de Operações de Vendas, Gestão de Produtos, Gestão de Processos, Gestão Financeira e Transformação Digital.
Podem participar do programa micro e pequenas empresas, dos setores de comércio, serviços e indústria. Os interessados devem se inscrever no site www.gov.br/brasilmais ou procurar o Sebrae mais próximo. No Piauí, a instituição tem escritórios regionais em Teresina, Floriano, Parnaíba, Picos e Bom Jesus.
-
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
