ASN PI Atualização
Compartilhe

Artesã Nêda representa o Piauí no Seminário Mãos que Promovem o Brasil, no Rio de Janeiro

Em painel que acontece hoje (05), a artesã destacará a palmeira de buriti com foco na sustentabilidade e inovação
Por Misael Martins
ASN PI Atualização
Compartilhe

O artesanato do Piauí será destaque no III Seminário Mãos que Promovem o Brasil – Sustentabilidade e Inovação no Artesanato. A artesã Rosineuda, mais conhecida como Nêda – atendida pelo Projeto Tramas Piauienses: Tecendo Identidades, executado pelo Sebrae no Piauí – participará do evento que tem início hoje (05) e segue até sexta-feira (07), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.

A artesã foi convidada para compor o painel “Buriti: Uma Palmeira e Múltiplas Tecnologias Artesanais”, que acontece na tarde de hoje (05). O painel abordará a relevância da palmeira de buriti como suporte para diversas práticas artesanais, com foco na sustentabilidade, ancestralidade e inovação. Além da Nêda, três artesãos de outros Estados participarão desse momento.

A artesã Nêda

“É uma honra poder representar o Piauí em um evento nacional. Vou falar como o buriti é importante para o artesanato que produzo. Boa parte das peças que faço vem dele. O painel será um momento para contar minha trajetória e trocar experiências com outros artesãos. Destaco também o constante apoio do Sebrae, que tem proporcionado momentos como essa participação nesse painel e em tantas outras capacitações e eventos técnicos”, comenta a artesã.

Nêda é uma artista popular e artesã de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. Aos 51 anos, ela encanta turistas e moradores com peças que expressam a alma da natureza e da cultura local, utilizando materiais como palha de carnaúba, fibra de buriti, madeira flutuante e canoas antigas.

“Estar presente em um evento de alta visibilidade e permite que os saberes tradicionais e as inovações do artesanato piauiense sejam reconhecidos e valorizados por especialistas, empreendedores e formadores de opinião do setor criativo”, comenta a analista do Sebrae no Piauí, Socorro Portela.

Ainda segundo Socorro, essa ação tem como objetivo promover e valorizar os artesãos, reforçando ainda o compromisso do Sebrae no Piauí em posicionar o Estado como referência em inovação, com identidade cultural, ampliando as oportunidades de mercado para esse segmento.

O SEMINÁRIO

Durante três dias, o evento reunirá artesãos, pesquisadores, empreendedores e profissionais do setor criativo, em uma programação repleta de debates, reflexões e experiências práticas sobre o papel do artesanato na construção de um futuro mais sustentável.

Entre os temas em destaque estão: inovação, bioeconomia, mudanças climáticas, juventude e design sustentável, além de um workshop prático sobre economia circular.

Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico https://crab.sebrae.com.br/programacao/iii-seminario-maos-que-promovem-o-brasil/.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi