ASN PI Atualização
Compartilhe

Sebrae realiza capacitações sobre patentes e inteligência artificial

Palestra e workshop são ministrados pelo especialista, Henry Suzuki
Por Misael Martins
ASN PI Atualização
Compartilhe

O Sebrae realiza hoje (18), durante o StartUFPI, na Universidade Federal do Piauí, a palestra Construindo Patentes Relevantes na Era da Inteligência Artificial, que será ministrada pelo sócio-fundador e CEO da Axonal Consultoria Tecnológica, Henry Suzuki, que também é inventor, especialista em propriedade intelectual e disseminador de conhecimentos sobre patentes e inteligência tecnológica.

Entre os assuntos que serão abordados na palestra estão patentes, documentações, escopo de proteção, custos operacionais, trâmites entre outros.

Na tarde de ontem (17), na sede do Sebrae, Suzuki realizou workshop com temática semelhante para empresários e consultores. Na capacitação foram abordados assuntos como atualizações e dicas sobre busca de anterioridades, mapeamento de segmentos tecnológicos, invenção estratégica e redação de patentes, e uso de ferramentas de IA para propriedade intelectual.

O palestrante Henry Suzuki

“Para uma patente ser relevante, é necessário conhecer o cenário tecnológico, o modelo de negócio, as principais formas de proteção intelectual e avaliar se o produto é patenteável”, comentou o especialista.

Workshop que aconteceu no Sebrae

Ainda de acordo com Suzuki, o uso da inteligência artificial é fundamental no universo de patentes. “ A IA não é algo do futuro, já é coisa do passado. Ela já existe. Temos empresas globais trabalhando com inteligência artificial, há grandes provedores de informação, de sistemas fazendo isso, então é importante incorporarmos a IA no nosso dia a dia”, comentou.

O que é patente?

Considera-se patente um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, concedido pelo Estado, aos inventores ou pessoas jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com isso, o titular da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de patente, ou processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.

No Brasil, o pedido de concessão de patente deve ser feito ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que analisará o seu mérito com base nas disposições da Lei da Propriedade Industrial, nº. 9.279, de 14 de maio de 1996.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi