A empresa Laticínios Sorriso, localizada na comunidade Brejinho, no município de Luís Correia, foi destaque no XIX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), realizado na última semana, em Quixadá (CE). O empreendimento que é atendido pelo Sebrae, recebeu a medalha Super Ouro – Estado, durante o Concurso de Queijos e Derivados, que aconteceu no Encontro.
“Ser premiada nesse grande evento é muito gratificante. Na última edição do ENEL, a Laticínios Sorriso ficou com a medalha de bronze e já foi uma vitória. Receber a Super Ouro nos deixou muito feliz. O apoio do Sebrae tem sido muito importante para a empresa. Muitas portas foram abertas para nosso empreendimento e esse reconhecimento é um exemplo dessas oportunidades”, comentou Marta de Brito Fontenele, da Laticínios Sorriso.

Do Piauí, participaram do evento 40 produtores de leite e derivados de norte a sul do Estado. As caravanas foram organizadas pelo Sebrae em parceria com o Senar, por meio do programa Juntos pelo Agro. O ENEL, promovido pelo Sebrae no Ceará com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e Prefeitura Municipal de Quixadá e patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), reuniu produtores rurais, lideranças empresariais e políticas, empresas de beneficiamento, fornecedores, startups, bancos, pesquisadores, consumidores e instituições públicas e privadas de todo o Nordeste.
A programação do Encontro contou ainda com palestras, oficina, rodadas de negócios, congresso científico, feira de máquinas e insumos, espaço de inovação, exposição de produtos, programação cultural, experiências tecnológicas e visitas técnicas.
ACÕES DO SEBRAE PARA O SEGMENTO DE LEITE E DERIVADOS
Entre as ações desenvolvidas pelo Sebrae no Piauí no segmento de leite e derivados estão consultorias tecnológicas do Sebraetec, consultorias mercadológicas e gerenciais, oficinas, palestras, Dia de Campo, cursos, visitas e missões técnicas, seminários e feiras. Essas atividades acontecem no âmbito do projeto Agronordeste.
Nessas soluções são trabalhadas as áreas de cooperação e liderança; fortalecimento da governança e atuação em rede estratégica; inovação tecnológica dos manejos da bovinocultura de leite; boas práticas na ordenha; mineralização do rebanho; alimentação eficiente; boas práticas agropecuárias; melhoramento genético; adequação de agroindústria a legislação sanitária – selo SIE; entre outros.
“O Sebrae também orienta os produtores na agroindustrialização e na produção de queijos e bebidas lácteas, realizando ações que vão desde a adequação do empreendimento para a certificação, como serviço de inspeção estadual até a rotulagem, design de embalagem e ações de mercado”, comenta o coordenador estadual do Agronegócio do Sebrae no Piauí, Paulo Alexandre.
Na região norte do Piauí, entre as cidades que se destacam no segmento estão São José do Divino, considerada a maior bacia leiteira do Estado, Parnaíba, Caraúbas do Piauí, e Luís Correia. Já na região sul, são destaques os municípios de Acauã, Betânia, Paulistana, Queimada Nova, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, São Julião, Cristino Castro, Santa Luz, Bom Jesus, Currais e Monte Alegre. O Sebrae atende quase 400 pequenos negócios do setor de leite e derivados.
“O foco do Sebrae é impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural. No segmento de leite e derivados, atuamos fortemente na melhoria da qualidade do rebanho leiteiro e aumento da produtividade dos animais”, pontua o analista do Sebrae da Unidade Regional de Parnaíba, Ricardo Leão.
Mais informações sobre as ações do Sebrae no Piauí para o agronegócio podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800); na sede do Sebrae, em Teresina; nas unidades regionais do Sebrae em Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus; ou ainda na Agência de Atendimento de São Raimundo Nonato.
Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi