ASN PI
Compartilhe

Piauí em alta no turismo internacional: Famtour Experience Brasil trouxe operadores para conhecer a Serra da Capivara

Iniciativa da Embratur, em parceria com o Sebrae, destaca experiências autênticas e estimula a comercialização de destinos com foco no turismo cultural
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

Com o objetivo de impulsionar o turismo internacional no Brasil, por meio da promoção de experiências culturais autênticas, a Embratur e o Sebrae realizam até amanhã, 1º de agosto, o Famtour Experience Brasil, uma ação voltada para operadores e agentes de turismo da França. Bélgica, Suíça e Canadá. O grupo visitou a região da Serra da Capivara, no Piauí; e finalizará a viagem em Petrolina (PE).

“O Sebrae no Piauí tem atuado fortemente para inserir os pequenos negócios na cadeia produtiva do turismo e o Famtour representa uma oportunidade estratégica de valorização da cultura e dos empreendimentos locais. Essa iniciativa coloca o Piauí na vitrine do cenário turístico internacional, destacando experiências ricas em cultura, história e natureza. Quando promovemos o turismo de forma sustentável e conectado com os territórios, estamos também gerando emprego, renda e fortalecendo a economia”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

A ação estratégica visa não apenas aumentar o fluxo de visitantes nas regiões contempladas, mas também fortalecer a rede de comercialização local e posicionar o Brasil como um destino competitivo e diversificado. Os operadores participaram de uma imersão direta nos atrativos locais, o que favoreceu o aprofundamento na cultura, biodiversidade e experiências únicas oferecidas no nosso Estado.

De acordo com a agente de relacionamento da Embratur, Raíssa Neumann, o Famtour foi importante para os operadores conhecerem, in loco, as maravilhas da Serra da Capivara. “Queremos que eles levem esse destino para os países onde atuam e incluam na prateleira de vendas para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros na região. Assim, contribuímos para que os negócios locais cresçam e a região prospere”, pontua Raíssa.

ATIVIDADES DO GRUPO NA SERRA DA CAPIVARA

No Parque Nacional Serra da Capivara – que reúne um rico patrimônio histórico e cultural, com milhares de pinturas rupestres e sítios arqueológicos, e considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade – os operadores visitaram as Trilhas do Desfiladeiro da Capivara e do Hombu; e os Circuitos Boqueirão da Pedra Furada, Sítio do Meio, Pedro Rodrigues, Serra Branca e Baixão das Andorinhas.

Na região, o grupo conheceu ainda o Museu da Natureza, o Museu do Homem Americano, Sítio João Pimenta, Cerâmica Serra da Capivara e Instituto Olho D´água, além de ter participado do Festival Ópera Serra da Capivara, que este ano trouxe o espetáculo “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, com trilha sonora ao vivo e performances de dança, teatro e circo, acompanhadas de projeções de luz e cores, reproduzidas com o auxílio da tecnologia de ponta de vídeo mapping e raio laser.

O Sebrae e a Embratur realizaram ainda um Encontro de Relacionamento para promover a interação e o fortalecimento das relações entre os participantes do Famtour e os parceiros e fornecedores locais.

DADOS SOBRE OS MERCADOS CONVIDADOS

Operadoras de quatro países foram selecionados para esta edição do Famtour: França (Les Maison Du Voyage, Quimbaya Latina America, Evasion USA e Kimkim); Bélgica (Sudamerica Tours); Suíça (Tui Suisse) e Canadá (Sentier Dumonde e Okushu Tours). Cada um deles apresenta um perfil promissor para o turismo no Brasil, com interesses específicos e padrões de gasto elevados.

“Nenhum desses operadores havia visitado o Piauí e vieram em busca de conhecer e aprender mais sobre o Brasil e o Estado, descobrir novos destinos, aumentar o portifólio, criar conteúdo visual, entre outras experiências. Esperamos que todos tenham levado na bagagem as melhores impressões do nosso Estado, que tem muitos atrativos e se encaixa perfeitamente no perfil dos turistas de seus países”, destaca a gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae no Piauí, Luana Nogueira.

A França, considerada um mercado estratégico pela Embratur, é o sexto maior emissor de turistas para o Brasil. Somente em 2024, mais de 208 mil visitantes franceses vieram ao Brasil, em busca de sol e praia, cultura e gastronomia. Para os próximos dois anos, há expectativa que esse fluxo aumente consideravelmente, com turistas de alto padrão de consumo, que valorizam produtos autênticos e de qualidade.

“A experiência foi realmente surpreendente, porque eu não conhecia esse lugar. Eu não sabia quase nada sobre a história do Brasil e aprendi muitas coisas nessa visita. As paisagens são maravilhosas e me dei conta do quanto esse lugar é precioso para a identidade do Brasil e da América Latina, e também para a ciência”, declara a representante da operadora francesa Evasions USA, Elsa Wackermann,

A Bélgica é vista como um mercado de oportunidade, devido ao grande interesse dos belgas por experiências culturais e de natureza. Em 2024, o ticket médio desses turistas em viagens internacionais foi de cerca de US$ 1,6 mil, mas ainda com predominância de destinos na Europa. O Brasil deve aumentar a sua fatia nesse mercado, já que tem diversidade e autenticidade das experiências.

Os turistas da Suíça, um mercado em crescimento, têm alto poder aquisitivo e priorizam experiências autênticas, culturais e de natureza. Em 2024, os suíços registraram elevado gasto médio por viagem internacional e demonstraram interesse crescente por destinos fora da Europa. Esse cenário mostra o potencial de ampliação da oferta turística para destinos brasileiros, principalmente em segmentos que envolvem gastronomia, história e biodiversidade.

Já o Canadá, que assim como a França é considerado um mercado estratégico, registrou, em 2024, quase 40 milhões de viajantes internacionais, com ticket médio de cerca de US$ 1,5 mil. Os segmentos mais buscados incluem sol e praia, cultura e aventura. O Brasil aparece como o 8º destino mais pesquisado na internet por canadenses.

“Minha experiência na Serra da Capivara foi realmente incrível, porque eu nunca achei que nós pudéssemos encontrar tantas coisas do mundo antigo e da história neste lugar. Então, penso que todo mundo deveria vir aqui”, afirma o representante da operadora canadense Sentier Du Monde, Pierre Couture.

O Famtour não apenas reforça o posicionamento do Brasil como um destino culturalmente rico e diversificado, mas também contribui para atrair um público internacional qualificado e exigente. A ação representa um passo importante na consolidação do turismo brasileiro no cenário global, promovendo uma imagem mais autêntica e sustentável do país.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi