ASN PI
Compartilhe

Espetáculo “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara” atrai turistas para o sul do Piauí

Evento, apoiado pelo Sebrae, vai além de cultura, impulsionando a economia de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

Visitantes de várias partes do mundo, hospedagens com ocupação máxima, estabelecimentos gastronômicos cheios e atrativos turísticos bastante frequentados. Esse é o atual cenário de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, onde acontece até domingo (27) o Festival Ópera da Serra da Capivara, evento que conta com o apoio do Sebrae no Piauí.

“Para o Sebrae, apoiar a ópera é uma ação estratégica de fortalecimento da economia local. O evento mobiliza a cadeia produtiva do turismo, fomenta o empreendedorismo criativo e amplia a visibilidade dos pequenos negócios, contribuindo diretamente para a geração de renda e de oportunidades. Ao apoiar a ópera, estamos fortalecendo o turismo de experiência, uma das vocações mais promissoras do Piauí”, pontuou a gerente da Unidade de Competitividade e Inteligência de Negócios do Sebrae no Piauí, Luana Nogueira.

De acordo com o prefeito de Coronel José Dias, Victor Carvalho, o Sebrae tem sido um propulsor do desenvolvimento de todo o território do Parque Nacional Serra da Capivara. “A nossa cidade é a porta de entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara. Recebemos aqui cerca de 37 mil turistas por ano, e a tendência é aumentar cada vez mais. E o Sebrae tem feito um excelente trabalho junto aos pequenos negócios locais, principalmente na capacitação dos operadores de turismo, para prepará-los para esse cenário. É geração de emprego, renda e desenvolvimento”, comentou.

A ÓPERA SERRA DA CAPIVARA

Nesta sétima edição, a exemplo do ano passado, o evento foi dividido em dois momentos: Ópera da Cidade e Ópera no Parque. A Ópera da Cidade encerrou quarta-feira (23) em São Raimundo Nonato. O festival seguiu para Coronel José Dias, onde iniciou ontem (24) e segue até domingo (27) a Ópera no Parque.

Na Ópera no Parque é apresentado o Ato “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, inspirado no clássico O Fantasma da Ópera. O espetáculo – que envolve romance e mistério – conta com trilha sonora ao vivo e performances de dança, teatro e circo, acompanhadas de projeções de luz e cores, reproduzidas com o auxílio da tecnologia de ponta de vídeo mapping e raio laser.

São três blocos de apresentações, intitulados: Quando a Terra Ainda Cantava com os Bichos; Festejos de um Tempo Presente; e o Eclipse e o Fim do Feitiço, que encerra com uma justa homenagem a Niède Guidon, que foi mais que uma arqueóloga, foi a grande defensora da Serra da Capivara, guardiã e promotora da ciência, da cultura e do desenvolvimento social da região.

“Para nós, é uma alegria muito grande contar com a parceria do Sebrae. Todo ano renovamos o nosso compromisso de impulsionar o turismo na região da Serra da Capivara, fortalecendo os pequenos negócios locais. Em todo o território, tem muito empreendedor sendo positivamente impactado pelo evento. São hotéis lotados, guias com a agenda cheia, salões de beleza sem vaga, pessoas vendendo comida e outros produtos regionais como mel e requeijão cardoso, artesãos comercializando suas peças, enfim toda uma cadeia produtiva sendo movimentada. Que essa parceria possa se fortalecer, trazendo ainda mais desenvolvimento para essa região”, destacou a idealizadora da Ópera Serra da Capivara, Sádia Castro.

O palco principal do evento é o Anfiteatro Ancestral, construído no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, especialmente para a ópera, realizada em um dos cenários mais deslumbrantes do Brasil: o Parque Nacional Serra da Capivara, berço do homem americano e considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. O parque reúne um rico patrimônio histórico e cultural, com milhares de pinturas rupestres e sítios arqueológicos, sendo 170 deles abertos à visitação.

“Estamos aqui no coração da Serra da Capivara, em um espetáculo belíssimo, que une cultura, arte e natureza, proporcionando experiências únicas. E quero ressaltar a importância de estarmos juntos, Sebrae e Governo do Piauí, além da organização da Ópera, para promover o turismo do nosso Estado, em especial desta região”, declarou o secretário de Estado do Turismo do Piauí, Daniel Oliveira, que na ocasião representava o governador Rafael Fonteles.

Além da apresentação do ato “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, a programação do evento inclui ainda shows com artistas nacionais. Passarão pelo palco do Anfiteatro Ancestral, Juliana Linhares, Céu e Rayssa Fayet.

FEIRA DE NEGÓCIOS DA SERRA DA CAPIVARA

Como parte das atividades do Festival Ópera da Serra da Capivara, o Sebrae realizou uma Feira de Negócios, entre os dias 21 e 23 de julho, na Praça do Abrigo, centro de São Raimundo Nonato. O evento integrou a ação Ópera da Cidade, que contou com a parceria da Prefeitura de São Raimundo Nonato.

A feira, que contou com 60 expositores. foi um sucesso. Somente em vendas diretas, foram movimentados cerca de R$ 100 mil, um incremento de quase 35% em relação ao ano passado.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/