O Mercado do Produtor de Parnaíba conta com vasta programação, que inclui oficinas e palestras, exposição e comercialização de artesanato e produtos regionais, atendimento especializado e apresentações culturais.
Uma das palestras realizadas durante o evento foi “Banco do Peixe – Compra Coletiva”, que teve como público-alvo os empreendedores do ramo da piscicultura. Nessa palestra, foram apresentadas ações para alavancar o desenvolvimento da atividade aquícola, em nível local e regional.
“O conhecimento é fundamental para o avanço dos pequenos negócios. Na palestra que realizamos para os piscicultores, mostramos que com esforço e determinação os resultados chegam. Mesmo que a evolução pareça lenta, ela acontece, seja no que se refere à redução de custos e melhoria da qualidade da produção, seja na abertura de novos mercados. Sempre buscamos trabalhar com eficiência todos os elos da cadeia produtiva. Com o comprometimento dos produtores alinhado à expertise do Sebrae temos conseguido transformar realidades”, disse a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.
Entre os assuntos abordados na palestra estavam: obtenção do registro de aquicultor no Ministério da Pesca e Aquicultura; desenvolvimento de programas de dados estatísticos; subsídios de energia elétrica; compras coletivas direto das fábricas e preço mínimo para o pescado.
“As capacitações do Sebrae nos ajudam a entender cada vez mais a nossa atividade, mostrando como podemos agir de maneira eficiente, aumentando a produtividade e interagindo no mercado. É um norte para o nosso crescimento. Espero que essas ações sejam cada vez mais frequentes”, comentou o piscicultor Aluísio Lima, cuja propriedade fica localizada no interior de Luís Correia.
Outro empreendedor que ficou bastante satisfeito com a palestra realizada pelo Sebrae foi Guilherme Duarte. “Essa foi a primeira vez que participei de uma capacitação do Sebrae, melhor instituição de apoio aos pequenos negócios. Acho fundamental ações de disseminação de informação e conhecimento para os produtores. Produtores mais capacitados controlam melhor os custos, avaliam melhor os gastos, avançam em produtividade e qualidade, o que, consequentemente, gera mais renda e promove a melhoria da qualidade de vida”, pontuou Guilherme, que começou a investir recentemente na atividade da piscicultura, após se desligar de um emprego com carteira assinada.
Além da palestra “Banco do Peixe – Compra Coletiva”, o Sebrae realizou também oficina de Enxertia, em parceria com a Embrapa; e palestra sobre gestão financeira da propriedade rural. Hoje (20) acontece a palestra “Habilidades Socioemocionais no Atendimento ao Cliente”, que tem como público-alvo mulheres empreendedoras. Na ocasião, também será apresentado o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024.
O Mercado do Produtor de Parnaíba é uma realização do Sebrae no Piauí em parceria com o Senar, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Parnaíba, Fecomércio, Fiepi e Associação Comercial de Parnaíba.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/