ASN PI
Compartilhe

Produtores de ovinos e caprinos melhoram produtividade e renda com ações do Projeto Agronordeste

Iniciativa do Sebrae, que conta com a parceria da prefeitura municipal, beneficia 30 produtores de Joaquim Pires
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

Desde abril de 2021, o Sebrae no Piauí desenvolve ações junto à Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Joaquim Pires. As ações, que contam com a parceria da prefeitura do município, beneficiam cerca 30 produtores da região e são realizadas no âmbito do Projeto Agronordeste – Regional Parnaíba.

Entre essas ações estão capacitações para redução de custos, melhoria do manejo nutricional e sanitário, controle do calendário vacinal, melhoria de processos e da gestão da produção, além da consultoria Sebraetec de Fertilização in Vitro (FIV) do Rebanho, incluindo animais das raças Dorper, Boer, Anglo Nubiana e Santa Inês.

Os resultados alcançados vão desde a participação dos produtores nas compras públicas do município até o aumento da capacidade reprodutiva e da produtividade do rebanho. Somente de fevereiro a dezembro de 2022, foram comercializados cerca de cinco mil quilos de carne para a merenda escolar, tendo uma geração de receita da ordem de mais de R$ 110 mil. Além disso, por meio do processo de fertilização, iniciado em junho do ano passado, as matrizes passaram a gerar mais crias, tendo partos triplos de animais geneticamente melhorados.

“Joaquim Pires é um município que tem forte vocação para o agronegócio, em especial para a ovinocaprinocultura. Com as ações realizadas, os produtores conseguiram avançar bastante. Os resultados mostram que estamos no caminho certo no sentido de promover o desenvolvimento territorial e sustentável da ovinocaprinocultura, contribuindo para o avanço dos pequenos negócios e para a geração de emprego e renda na região, fortalecendo a economia local”, destaca a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

Ainda segundo Isabela, a parceria da prefeitura municipal é uma demonstração de que o poder público reconhece a importância da atividade para a economia de Joaquim Pires. “A prefeitura tem investido recursos nas ações, com foco na capacitação dos produtores, valorização da atividade, acesso à inovação e melhoria da gestão das propriedades rurais. É um passo importante para o desenvolvimento da região e a previsão é de continuidade das ações ao longo de 2023, beneficiando um número maior de produtores”, acrescenta.

Todas a ações atendem aos focos estratégicos do Projeto Agronordeste, que são: inteligência de dados, promoção da inovação e tecnologia, assistência técnica e gerencial, promoção de estratégias digitais de negócios, acesso a mercado e orientação para acesso ao crédito.

Mais informações sobre o Projeto Agronordeste – Regional Parnaíba podem ser obtidas na Unidade do Sebrae em Parnaíba, localizada na Rua Josias de Morais Correia, 728 – Nova Parnaíba. Os interessados podem também ligar para (86) 3322-4688.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/