O Sebrae apresentou na noite de ontem (17), os grandes vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. A cerimônia aconteceu no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. Os 100 premiados ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, que se torna um diferencial no mercado. Ainda como parte do evento, acontecerão rodadas de negócios.
O Piauí ficou em quinto lugar entre todos os Estados do país, com oito unidades artesanais premiadas no certame: Ateliê Josielton Sousa, Santeiro Arte e Artesanato do Piauí, Oi.ti Joias, Trapos e Fiapos, e os artesãos Francisco Alves Pereira Filho, Raimundo Nonato Costa (Costinha), Edinaldo dos Santos e Santa Maria Oliveira, ligados à Cooperativa de Artesanato Mestre Dezinho (Camede).
“O Prêmio Top 100 reforça a riqueza e importância do artesanato piauiense. O Sebrae atua continuamente nesse segmento, que tem um enorme potencial para geração de emprego e renda. Ficamos em 5º lugar entre os Estados com mais unidades artesanais premiadas no TOP 100. Os nossos artesãos estão de parabéns pelo excelente trabalho que executam, reconhecido tanto em nível nacional como internacional”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
Desde 2006, o Sebrae reconhece e premia as unidades artesanais mais competitivas do Brasil, não somente pela qualidade dos seus produtos, mas também por suas práticas de gestão. Historicamente, os Estados que mais sagram vencedores são os do Nordeste, além de Minas Gerais, refletindo a representatividade do artesanato nessas regiões.
Além do reconhecimento, o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato inclui os vencedores em um catálogo comercial com informação dos premiados e divulga vídeos das melhoras práticas no portal do Sebrae, dando visibilidade e promovendo o trabalho desses empreendedores.
RETROSPECTIVA
A quinta edição do Prêmio recebeu mais de 1,2 mil inscritos, que passaram por um primeira pré-seleção realizada pelo júri técnico de produto e processo. Depois disso, foi realizada a etapa com a avaliação do júri de gestão, que resultou nos nomes que seguiram para o júri final, composto por cinco jurados com notório saber nas áreas de comercialização para o mercado artesanal, turismo, empreendedorismo, artesanato e cultura brasileira.
Os critérios de avaliação são: qualidade técnica, estética, simbólica e inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
