Na manhã de hoje (18), o Sebrae, o Ministério da Economia e parceiros realizaram o evento Caravana Pra Elas, nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. Centenas de mulheres participaram de oficinas, cursos e palestras. O objetivo dessa ação é promover a qualificação e inclusão produtiva de mulheres de baixo poder econômico, beneficiárias do programa Auxílio Brasil, autônomas ou que desejam empreender.
Na solenidade de abertura do evento estiveram presentes o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto; os diretores da instituição, Mário Lacerda, Delano Rocha e Julio Cesar Filho; a coordenadora-geral de Empreendedorismo Feminino do Ministério da Economia, Natalia Braga; a diretora de Políticas para Mulheres e Relações Sociais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Fernanda Marsaro dos Santos; a coordenadora-geral de Empregabilidade e Empreendedorismo do Ministério da Cidadania, Manoela Camino; a senadora Eliane Nogueira; a juíza Keyla Procópio, representando o Tribunal de Justiça do Piauí; a secretaria municipal de Políticas para Mulheres de Teresina, Gabriela Rodrigues; a representante da coordenadoria de Estado de Políticas para Mulheres, Jessica Helen, entre outras autoridades.

“O Piauí se destaca em número de mulheres que comandam negócios. É uma honra para o Sebrae reunir tantas mulheres que querem transformar suas realidades por meio da capacitação e do empreendedorismo. Queremos contribuir para que mais mulheres possam empreender e assumir cargos de liderança nas empresas e nos demais setores econômicos”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.
Como parte da programação da Caravana em Teresina, foi realizada a palestra Protagonismo: Você na Liderança da Sua Vida, com Carolina Cavenagui, que é cofundadora e CEO da Fin4she, plataforma de negócios. Carolina atua no mercado financeiro e é responsável por projetos que promovem o protagonismo e a independência financeira feminina. A palestrante é ainda idealizadora de grandes eventos como o Women in Finance Summit Brazil e do Young Women Summit. Outros temas abordados nas palestras foram empreendedorismo, finanças e oportunidades de negócios. Durante o evento aconteceram ainda oficinas de artesanato, culinária, manicure, educação financeira e maquiagem.

“O Sebrae sempre estará à disposição para fomentar o empreendedorismo e a inovação. Nesse evento, mulheres que empreendem ou que desejam empreender têm muitas oportunidades de capacitação. Ficamos felizes com a chegada de diversos grupos e caravanas de mulheres que querem fazer diferente”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O evento também contou com palestras e atendimento de entidades parceiras, bem como de instituições financeiras, que trataram sobre os principais serviços bancários e linhas de crédito para as mulheres que desejam empreender. Também foram ofertadas atividades de saúde e bem-estar.
A CARAVANA
A Caravana Pra Elas faz parte da Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino, que inclui um conjunto de medidas voltadas para a criação e ampliação de negócios controlados por mulheres e aumento da oferta de crédito.
“Esse evento é uma oportunidade de qualificação e orientação sobre negócios e crédito para as mulheres. Isso faz com que elas possam se tornar mais independentes e assim liderar empresas, transformar suas vidas e o seu entorno”, ressaltou a diretora de Políticas para Mulheres e Relações Sociais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Fernanda Marsaro dos Santos.
A coordenadora geral de empreendedorismo feminino do Ministério da Economia, Natália Braga, falou da felicidade em realizar a Caravana no Piauí. “Agradecemos a parceria de todas as instituições que contribuíram na realização desse evento. Na caravana estamos fomentando o empreendedorismo feminino e isso impacta na realidade das mulheres, das famílias e da comunidade em que elas estão inseridas”, salientou.
A Caravana Pra Elas é uma iniciativa do Ministério da Economia em parceria com o Sebrae e outros órgãos e instituições. No Piauí, o evento contou com o apoio do Senai, Sest/Senat, Sesc, Senac, Senar, Sicredi, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Piauí Fomento, Caixa Econômica e Tribunal de Justiça do Estado.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
