O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Antônio de Almendra Freitas Neto, no uso de suas atribuições e considerando a aprovação por unanimidade pelo conselho do Sebrae, instituiu no dia 09 de maio a Medalha Mérito Empreendedor João Claudino Fernandes.
A medalha foi criada com o objetivo de homenagear personalidades e instituições civis, militares ou eclesiásticas, que tenham se tornado dignas do reconhecimento ou da admiração por atuação em prol da causa do segmento de micro e pequenas empresas piauienses, podendo ser concedida também em caráter póstumo.
“Essa medalha faz uma dupla homenagem a empreendedores piauienses. Primeiro em sua denominação, por carregar o nome de um dos maiores empreendedores do nosso Estado, Senhor João Claudino. E num segundo plano, por ser um distintivo de reconhecimento de personalidades e instituições que tenham atuação destacada no cenário das micro e pequenas empresas. É uma forma do Sebrae no Piauí agradecer o relevante apoio de quem faz o desenvolvimento do Piauí acontecer”, pontua o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.
A entrega dos diplomas e insígnias deverá acontecer, preferencialmente, durante as comemorações alusivas ao aniversário do Sistema Sebrae ou ao Dia da Microempresa, contando com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, demais membros do colegiado, da Diretoria Executiva da instituição e convidados.
SOBRE JOÃO CLAUDINO FERNANDES
João Claudino Fernandes nasceu no dia 21 de junho de 1930, em Luís Gomes (RN). Desde cedo, ele ajudava os pais nas tarefas domésticas e no pequeno comércio da família. Foi também vaqueiro, trabalhando com entusiasmo, na lida diária das fazendas de seu pai e de sua tia Lica.
Em 1949, abriu, em Cajazeiras (PB), seu primeiro comércio: a mercearia Guanabara do Sertão, que funcionou até 1954. Depois passou a trabalhar diretamente com o pai e os irmãos. Em 1958, fugindo de uma grande seca na Paraíba, Seu João e seu irmão Valdecy Claudino se instalaram na cidade de Bacabal (MA). Ali nasceu o Armazém Paraíba, empresa que deu origem ao Grupo Claudino e que hoje é considerada uma das maiores lojas de departamentos do Brasil.
Em 1961, Seu João se casou com Maria Socorro de Macêdo e se mudou para a capital piauiense, onde instalou a matriz do Armazém Paraíba.
Desde o início, Seu João sempre foi um empreendedor visionário, intuitivo e determinado. Diversificou as suas atividades comerciais de acordo com as necessidades do mercado e construiu um sólido grupo empresarial, atuando nos mais diversos segmentos industriais: loja de departamentos, fábrica de colchões e estofados, confecções, frigorífico, construção civil, gráfica, publicidade, shopping centers, fábrica de bicicletas, fábrica de carrocerias e outros.
João Claudino Fernandes faleceu no dia 24 de abril de 2020, em Teresina, deixando um legado de inteligência, garra, visão, otimismo e fé inabalável no futuro. Sempre acreditou no trabalho como forma de desenvolvimento, progresso e realização pessoal.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/