O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, e o Governo do Estado do Piauí, por meio da Piauí Fomento, lançam nesta terça-feira (21) o Convênio de Cooperação Técnica e Financeira para operacionalização de linhas de crédito com garantias complementares do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas, Fampe, gerido pelo Sebrae.
O lançamento será durante live que acontece às 12h00, contando com a participação do governador do Estado, Wellington Dias; do presidente do Conselho Deliberativo e do diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Freitas Neto e Mário Lacerda, respectivamente; e do diretor-presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Everton de Farias. A live será transmitida nos canais do YouTube do Sebrae no Piauí e do Governo do Estado do Piauí, no Instagram @wellingtondiasoficial, e no Facebook wellingtondias.

“Essa parceria do Sebrae com a Piauí Fomento surge num momento bastante oportuno, devido à crise provocada pela pandemia do Coronavírus. Muitos pequenos negócios estão precisando de socorro financeiro para se manter no mercado e com o Fampe, a Piauí Fomento conseguirá ampliar o crédito para esses empreendimentos”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.
O convênio tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito por parte de micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais, MEI, pertencentes aos setores de indústria (inclusive agroindustriais), comércio e serviços. A Piauí Fomento será responsável pela operacionalização dos financiamentos, enquanto o Sebrae fornecerá, por meio do Fampe, as garantias complementares necessárias à contratação dos empréstimos.
“O Sebrae também atuará no relacionamento pré e/ou pós crédito, ofertando capacitações, consultorias e serviços, que contribuam para melhoria da gestão e consequente mitigação de riscos da operação. A aprovação do crédito cabe exclusivamente à Piauí Fomento, não tendo o Sebrae qualquer interferência nesse sentido”, explica o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
No Convênio, a Piauí Fomento compromete-se ainda a disponibilizar e utilizar linhas de crédito que tenham comprovadamente as melhores condições de taxas, prazos e carências, sendo responsável também pela análise de risco.
“A Piauí Fomento firmou parceria com o Sebrae para utilização do Fampe, de modo a facilitar o acesso dos pequenos negócios a financiamentos para capital de giro e investimentos, no âmbito do Fundo Geral de Turismo, Fungetur. Esse fundo conta com recursos oriundos do Ministério do Turismo, destinados a pousadas, hotéis, restaurantes, bares e outros empreendimentos desse setor. O Fampe fornecerá garantias de até 80% do valor do crédito a ser concedido às empresas”, pontua o diretor-presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Everton de Farias.
Para saber mais sobre o convênio, os interessados podem entrar em contato com o Sebrae no Piauí, por meio da Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800) ou do WhatsApp (86) 9 9583-4586; ou ainda contatar a Piauí Fomento através do telefone (86) 3216-6277.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
