O Mercado do Produtor teve início hoje (11), no estacionamento da Ponte Estaiada, na zona leste de Teresina. O evento, que segue até domingo (13), é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar.
O objetivo é divulgar e fomentar a comercialização de produtos locais, contribuindo para a valorização desses produtos e para o aumento da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios.

“O foco do Sebrae é estimular o pequeno negócio. Com esse evento, colaboramos para a divulgação de diversos produtos e incentivamos a comercialização do que é feito localmente. É uma forma também de incentivar esses produtores que foram bastante impactados com a pandemia. No evento, temos ainda analistas e consultores que estão tirando dúvidas sobre assuntos relacionados aos pequenos negócios e a empreendedorismo”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.
Entre os produtos que podem ser encontrados no Mercado do Produtor estão hortaliças, frutas, carne de caprinos, linguiças caseiras, cajuína, ovos caipiras, sucos, laticínios, temperos, doces, antepastos, mel, cachaça, azeite de babaçu, derivados do trigo, como bolos e pães caseiros, além de peças artesanais.

“O Mercado do Produtor é um evento que estimula as vendas e disponibiliza apoio técnico do Senar e do Sebrae. Além disso, é uma oportunidade para os empreendedores divulgarem e comercializarem seus produtos”, destaca o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Piauí/Serviço Nacional de Aprendizagem, Rural, Faepi/Senar, deputado federal, Júlio César Lima.
O diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, salientou o apoio que a instituição dá continuamente aos pequenos negócios. “Durante todo o período de pandemia, o Sebrae apoiou os empreendedores por meio de diversas soluções online. Foram cursos, lives e consultorias em ambiente digital, que levaram conhecimento para os empresários. Agora realizamos uma ação presencial, que é o Mercado do Produtor, com foco em ampliar as vendas e estimular o comércio local”, ressalta Rocha.
Segundo o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho, o Mercado do Produtor contribui para a geração de negócios. “O evento é muito importante porque aproxima os produtores e compradores. É uma oportunidade de oferecer capacitações para os empreendedores e realizar negócios. Destaca-se que estamos seguindo todas as normas sanitárias”, comenta o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho.
PROGRAMAÇÃO
No Mercado do Produtor estão sendo realizadas ainda oficinas gastronômicas. Hoje (11), ocorreram as oficinas Preparação de Antepastos e Mini-Horta na sua Casa. Amanhã (12), acontecerão as oficinas Rabanadas Especiais para Ceia Natalina e Filetagem de Peixe. No domingo (13), será realizada a oficina Panetone e Pão Natalino.

A entrada nas oficinas se dá por ordem de chegada e as vagas são limitadas para até 25 pessoas, respeitando todos os protocolos sanitários e de segurança estabelecidos pelos órgãos públicos de saúde.
Essas capacitações também são transmitidas em canais digitais do Sebrae no Piauí. Para ter acesso ao formato online os interessados devem se inscrever antecipadamente no endereço eletrônico https://bit.ly/INSCRIÇÃOoficinas
Para saber mais sobre o que pode ser encontrado no Mercado do Produtor, os interessados devem acessar o endereço eletrônico https://bit.ly/MERCADOdoPRODUTORpiaui, onde está disponível um catálogo digital com todos os expositores, produtos e serviços ofertados no evento.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
