Iniciou este mês no Piauí o Programa Brasil Mais, cujo foco é contribuir para tornar os pequenos negócios mais produtivos e rentáveis. O novo programa, que é totalmente gratuito, é uma iniciativa conjunta do Governo Federal, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai; e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI; contando com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ.
Até o final de 2022, devem ser atendidas, em todo o país, cerca de 100 mil empresas. No Piauí, quase 150 empresas já participam do programa e a meta é auxiliar 1,3 mil pequenos negócios a inovar, melhorar a gestão e aumentar a produtividade para faturar mais. O atendimento é feito pelos Agentes Locais de Inovação, ALI, que são profissionais bolsistas do CNPQ, capacitados pelo Sebrae para realizar esse trabalho.
“O Brasil Mais é uma iniciativa pensada para apoiar os pequenos negócios nesse momento de crise, sendo uma excelente oportunidade para alavancar esses empreendimentos. Queremos levar para as empresas todo o conhecimento e as técnicas necessárias para que elas possam inovar e ter ganhos de performance e produtividade, reduzindo os custos e aumentando o faturamento”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
Ainda segundo Rocha, o programa é totalmente gratuito e tem resultados comprovados, com mais de nove mil empresas já atendidas em cinco Estados do país. “É uma metodologia eficiente, por meio da qual vários pequenos negócios estão avançando no Brasil. A cada ciclo, atenderemos no Piauí 264 empresas, totalizando, ao final do Brasil Mais, 1.320 negócios beneficiados no Estado”, acrescenta.
As empresas selecionadas pelo Sebrae recebem acompanhamento técnico gratuito e contínuo dos ALI por um período de 4 meses, sendo seis encontros individuais e três coletivos, incluindo um Sprint de Inovação com mapeamento do problema e indicação das melhores soluções – rápidas, de baixo custo e alto impacto – para alavancar os pequenos negócios.

Entre as áreas trabalhadas durante a Jornada da Inovação para a Produtividade, metodologia do programa – focando a inovação de processos, redução de custos e aumento da capacidade produtiva e gerencial – estão Gestão de Operações de Vendas, Gestão de Produtos, Gestão de Processos, Gestão Financeira e Transformação Digital.
Podem participar do programa micro e pequenas empresas, dos setores de comércio, serviços e indústria. Os interessados devem se inscrever no site www.gov.br/brasilmais ou procurar o Sebrae mais próximo. No Piauí, a instituição tem escritórios regionais em Teresina, Floriano, Parnaíba, Picos e Bom Jesus.
JORNADA DA INOVAÇÃO PARA A PRODUTIVIDADE
A Jornada da Inovação para a Produtividade, que é a metodologia utilizada no Brasil Mais, é composta de quatro etapas: Problema, Solução, Implantação e Avaliação. O projeto piloto iniciou em setembro em Sergipe. Em novembro, mais quatro Estados passaram a aplicar a metodologia. Até agora já foram atendidas 9.222 empresas. Este ano, o programa foi expandido para todos os Estados, contando com mais de mil ALIs em campo realizando os trabalhos.

Na etapa Problema são dois encontros individuais e um coletivo, quando é apresentada a jornada, realizado o diagnóstico da empresa, ofertadas palestras de Inovação, Produtividade e Indicadores, finalizando com o mapeamento do problema, ideias de soluções e plano de ação.
Em Solução, além de um encontro individual e um coletivo, é atribuída uma atividade prática às empresas participantes. No encontro coletivo, os participantes são orientados sobre prototipagem e validação. No encontro individual, o empresário define, com auxílio do ALI, o tipo de protótipo e faz a atualização do plano de ação. A atividade do empresário é voltada para a prototipagem e validação na prática.
Na fase Implantação, é feita a mensuração dos números da empresa antes da implantação da solução, o monitoramento do teste de protótipo e elaborado o plano de ação da implantação da solução. Nessa etapa, também tem a atividade do empresário, focada na implementação da solução em si.
Já na última etapa, que é de Avaliação, são realizados um encontro coletivo – para o compartilhamento de boas práticas e experiências exitosas; e dois encontros individuais – para avaliação da solução implantada e mensuração dos resultados finais.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: (86) 9 9583-4586
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
