ASN PI
Compartilhe

Culinária do Piauí promete fazer sucesso em Mostra Gastronômica no Senado Federal, em Brasília

Programação de evento, que acontece até amanhã (28), envolve ainda Mostra Cultural de Artesanato e contará também com audiência pública
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

A culinária do Piauí será destaque na Mostra Gastronômica que ocorrerá amanhã (28), como parte da programação da terceira rodada do ciclo “A Internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como Indutores do Desenvolvimento Regional”, que contempla os Estados da região Nordeste.

Na Mostra Gastronômica, a chef piauiense Ceres Rebelo vai apresentar quatro pratos, sendo uma entrada, duas receitas principais e uma sobremesa.

“No evento, irei oferecer uma experiência com as riquezas da nossa gastronomia, apresentando ingredientes típicos da região e que revelam um pouco da nossa cultura. Escolhi pratos com identidade local e que são uma releitura de nossa memória afetiva. São receitas que fazem parte da nossa história, como as delícias à base da carne de sol, caranguejo, limão e bacuri”, destaca a chef Ceres Rebelo, que é analista do Sebrae no Piauí.

Para Entrada, Ceres vai preparar um Ensopado de Caranguejo com Vinagrete de Cajá, remetendo à culinária do litoral piauiense.

Os pratos principais serão Maria Isabel e paçoca, que têm temperos únicos e modos de preparo diferenciados. A Maria Isabel, o famoso misturado de arroz com carne de sol, promete encantar o paladar dos convidados da mostra, assim como a paçoca, receita típica com farinha e carne de sol desfiada no pilão, acompanhada de coentro e banana, que dão um toque a mais no prato.

E como sobremesa, terá Doce de Casca de Limão com recheio de Ganache de Bacuri, frutos típicos do Piauí.

OUTRAS AÇÕES

A terceira rodada do ciclo envolve ainda Mostra Cultural de Artesanato, que teve início ontem (26) e segue até quinta-feira (28), no Espaço Ivandro Cunha Lima, Anexo I do Senado Federal, em Brasília. O evento contará também com audiência pública, que ocorrerá quinta-feira (28), às 10h00, no Plenário da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, localizada na Ala Alexandre Costa.

“O Sebrae apoia esse evento porque entende a importância dos diversos setores abordados para o desenvolvimento do Piauí, do Nordeste e do Brasil. No ciclo, além de mostrar a riqueza do nosso artesanato, teremos a oportunidade de promover um passeio pela gastronomia do nosso Estado, que expressa a história e a cultura do povo piauiense. Será também um momento de debater estratégias para o desenvolvimento local e regional ancorado não só no artesanato e na gastronomia, mas também em outros setores da Economia Criativa e também no turismo”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Essa terceira etapa do ciclo é uma realização da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal em parceria com a Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase), Sebrae Nacional e com as Unidades do Sebrae da Região Nordeste. O objetivo da ação é contribuir para a promoção do desenvolvimento nordestino, atendendo ao Eixo 5 do Plano de Trabalho da Comissão. As duas primeiras rodadas do ciclo contemplaram os Estados do Norte e Sudeste do Brasil.

A AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na audiência pública, que antecederá a Mostra Gastronômica iniciando às 10h00, será debatida “A Internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como Indutores do Desenvolvimento da Região Nordeste”.

Participarão da audiência, como convidados da mesa de debate, o secretário municipal de Governança da Prefeitura de Maceió (AL), Antônio Carvalho Neto; o diretor superintendente do Sebrae no Ceará, Joaquim Cartaxo Filho; o chef de cozinha, Cumpade João; e o restaurador de obras de arte, Flávio Capitulino

A audiência será interativa: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania, para serem lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. 

O PIAUÍ NA MOSTRA DE ARTESANATO

A riqueza e a diversidade do artesanato piauiense é destaque na Mostra Cultural de Artesanato, que conta com peças de todos os Estados da região Nordeste.

Os objetos do Piauí são representativos de várias partes do Estado, a exemplo da Cerâmica Serra da Capivara, de Coronel José Dias; das joias em opala, de Pedro II; dos talheres em madeira, de São Raimundo Nonato; da arte santeira e dos bordados, de Teresina; e dos trançados, de Parnaíba e Ipiranga do Piauí.

 Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/